Vereador bolsonarista é acusado de agressão e ameaça de morte pela namorada

Atualizado em 12 de novembro de 2025 às 18:18
O vereador Otto Alejandro (PL). Foto: Reprodução

O vereador bolsonarista Otto Alejandro (PL), de Campinas (SP), foi denunciado pela namorada por violência doméstica, ameaça, injúria e dano, segundo informações de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas, na segunda-feira (10). De acordo com o boletim de ocorrência, o parlamentar teria agredido a vítima física e verbalmente e feito ameaças de morte.

De acordo com o relato, ele  teria invadido a residência da mulher, quebrado objetos e levado uma televisão, o que causou prejuízos que ainda serão avaliados pela perícia. Durante a agressão, ele teria dito frases como “p*ta, v*dia, ingrata, vou acabar te matando”, conforme consta no documento policial.

A mulher afirmou manter um relacionamento com o vereador há cerca de um ano e meio. Em depoimento, relatou que o parlamentar costuma consumir bebidas alcoólicas com frequência, ficando agressivo e “muito alterado”. Apesar da gravidade das ameaças, ela optou por não ser abrigada e não indicou testemunhas.

Após o registro da ocorrência, a vítima recebeu orientações da Polícia Civil sobre as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha e foi encaminhada ao Centro de Apoio à Mulher e à Defensoria Pública de Campinas para acompanhamento jurídico e psicológico.

Procurada, a equipe de Otto Alejandro informou que o gabinete do vereador ainda não havia sido notificado oficialmente sobre o caso e, por isso, não poderia se manifestar. Essa não é a primeira vez que o vereador se envolve em um episódio de violência.

Em julho deste ano, ele foi acusado de quebrar o vidro traseiro de um ônibus de viagem e de ameaçar o motorista após uma confusão. Segundo o funcionário, o parlamentar estava embriagado no momento do incidente.

O inquérito segue em andamento sob responsabilidade da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas. Caso confirmadas as agressões, Otto Alejandro poderá responder pelos crimes de violência doméstica, ameaça, injúria e dano, previstos na Lei Maria da Penha e no Código Penal.

O parlamentar campineiro é defensor da anistia aos golpistas e usa suas redes sociais para divulgar vídeos com personagens do bolsonarismo como o deputado Hélio Lopes (PL-RJ), conhecido como “Hélio Negão”.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.