
Durante a sabatina de Paulo Gonet na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (12), a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) pediu que seja aberta uma investigação sobre a conduta de advogados que atuam na defesa dos réus e condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Segundo Soraya, há indícios de que alguns desses profissionais estariam repetindo as mesmas narrativas nas defesas, utilizando os processos para autopromoção política e arrecadação de dinheiro nas redes sociais. A parlamentar afirmou ainda haver suspeitas de que certos advogados estariam “escondendo clientes foragidos”.
“Todo mundo que pegou o primeiro ônibus, estava tendo uma excursão de graça, pegou o primeiro ônibus sozinho, não conhecia ninguém. A narrativa se repete com réus de norte a sul do país, assistidos por advogados de todos os lugares do Brasil. Parece-me que há alguém ou um conluio por trás deste tipo de comportamento”, disse.
Thronicke também afirmou que parte dos defensores não estaria representando os interesses dos clientes, mas sim os de Jair Bolsonaro.
“A impressão que me dá é que não estão defendendo os seus clientes. Porque ninguém fala o nome Jair Bolsonaro. Estão na defesa de Jair Bolsonaro. Por isso é necessária uma investigação acurada”, declarou.
Ela informou ainda que o advogado e youtuber Victor Panchorra já enviou denúncia à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), solicitando apuração pelo Conselho de Ética.
“Estou fazendo publicamente essa denúncia e muito triste porque são meus colegas. Mas, do jeito que defendo a OAB na CPMI, aqui preciso destacar os profissionais que, na minha observação técnica, impõem um ponto de interrogação enorme”, concluiu Soraya.
🚨URGENTE – Senadora Soraya Thronicke pede abertura de investigação contra os advogados dos presos do dia 08 de janeiro pic.twitter.com/R36SSS66hL
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) November 12, 2025