Lula vence todos os adversários e lidera cenários para 2026, diz Quaest

Atualizado em 13 de novembro de 2025 às 7:42
O presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckerts

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando as intenções de voto para 2026 em todos os cenários de 1º e 2º turnos, mas a distância para seus adversários diminuiu, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13). Nos dez cenários testados para o 1º turno, Lula varia entre 31% e 39%, enquanto seus principais concorrentes são Jair Bolsonaro (PL), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Junior (PSD-PR) e Michelle Bolsonaro (PL).

O levantamento também testou pela primeira vez o nome de Renan Santos, fundador do MBL e recém-registrado presidente do partido Missão.

O cenário mais apertado do 1º turno ocorre entre Lula e Jair Bolsonaro, com diferença de cinco pontos: 32% a 27%. O ex-presidente, porém, está inelegível até 2030 e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado.

Créditos na imagem

Eduardo Bolsonaro oscila entre 15% e 27% dependendo da composição da disputa, enquanto Michelle Bolsonaro alcança 18% quando é testada diretamente contra Lula, que marca 31%. Tarcísio de Freitas aparece com 16% a 21%, registrando 20% em um cenário em que Lula tem 38% e Eduardo Bolsonaro, 18%.

No 2º turno, a pesquisa mostra Lula numericamente à frente, mas com vantagem reduzida. Contra Jair Bolsonaro, há empate técnico: 42% a 39%. A diferença, que era de 13 pontos em setembro e dez em outubro, caiu para três.

Lula também recuou em cenários contra Tarcísio de Freitas, Ratinho Junior e Ciro Gomes, vencendo por cinco pontos nessas simulações.

Créditos na imagem

A vantagem sobe para sete pontos diante de Romeu Zema e Ronaldo Caiado; para nove contra Michelle Bolsonaro; para dez contra Eduardo Bolsonaro; para 13 diante de Eduardo Leite; e chega a 17 pontos contra Renan Santos.

A modalidade espontânea também indica perda de fôlego do presidente: Lula caiu de 19% para 14% como nome citado sem estímulo, mas segue numericamente à frente. Bolsonaro mantém 6% e Tarcísio oscilou de 1% para 2%.

Entre os entrevistados, 72% ainda não sabem em quem votar. A rejeição de Eduardo Bolsonaro alcança 67%, seguida por Michelle Bolsonaro (61%), Jair Bolsonaro (60%) e Ciro Gomes (57%). Lula tem 53% de rejeição e Tarcísio, 40%.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 6 e 9 de novembro, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Créditos na imagem
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.