
O ex-deputado Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, teve sua credencial de imprensa para a COP30 suspensa pela organização do evento em Belém (PA). A decisão foi comunicada por ele próprio nas redes sociais nesta quarta-feira (12) e, segundo relatou, o motivo seriam vídeos considerados ofensivos publicados durante a conferência.
Arthur do Val estava acompanhado de Renato Battista, do MBL, quando tentou acessar a área credenciada. Em vídeo publicado no Instagram, Do Val conta: “Pessoal, olha só, chegamos aqui na COP, eu e Renato, pela segunda vez. Surpresa!! Fomos passar, credencial suspensa”.
Em seguida, ele questiona o motivo da punição. Battista afirma: “Segundo uma moça aqui, é porque os vídeos são ofensivos. Nossos vídeos são ofensivos”. O ex-deputado reforça: “Vocês vão achar que é mentira, mas a gente registrou isso. A mulher falou: ‘seus vídeos são desrespeitosos’. Então, tá bom”.
Ver essa foto no Instagram
Confrontos com Anielle Franco e Boulos
A suspensão ocorre após uma série de confrontos provocados por Arthur do Val com sua clássica abordagem para irritar e tentar constranger os “entrevistados”. Em um dos episódios, ele discutiu com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Ao tentar constrangê-la, recebeu uma resposta contundente: “Você é um assediador. No dia em que você aprender a respeitar as mulheres, eu falo com você!”, afirmou a ministra, encerrando a discussão sob aplausos.
O MBL, grupo do qual Do Val faz parte, também foi o movimento responsável por disseminar mentiras sobre Marielle Franco, irmã da ministra, logo após ser assassinada em 2018.
Na ocasião, um site ligado ao grupo de extrema-direita tentou imputar à vereadora uma suposta associação criminosa para justificar o crime político cometido por um vizinho de Jair Bolsonaro a mando dos irmãos Brazão, aliados do ex-presidente.
Em outra abordagem, Arthur tentou provocar o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos. O ministro rebateu imediatamente: “Gente, tomem cuidado! Tem um assediador na área”.
Na sequência, o ex-deputado acusou os seguranças de Boulos de agredi-lo, mas sem apresentar provas mesmo com uma câmera nas mãos.
👏👏👏👏👏 pic.twitter.com/yxTMXO38Lc
— Beta Bastos (@roberta_bastoss) November 11, 2025