
A ativista sueca Greta Thunberg desembarcou em Belém nesta sexta-feira (14) para participar da Marcha da Cúpula dos Povos, marcada para este sábado (15), um dos principais atos da sociedade civil paralelos à COP30.
A concentração da marcha será às 8h30 no Mercado de São Brás, seguindo até o Parque da Cidade, local que recebe debates e atividades oficiais da conferência.
O ato reúne organizações ambientais, coletivos sociais e lideranças territoriais, com a expectativa de pressionar por maior espaço às pautas populares e socioambientais dentro da COP30.
Segundo Lorena Rosa, da Marcha Mundial pelo Clima, são esperadas cerca de 30 mil pessoas. Ela explicou que a mobilização será dividida em três blocos.
“Teremos vários blocos integrados: o primeiro por terra, território e recursos; o segundo, por transição e cidades justas; e o terceiro, pelo internacionalismo e soberania dos povos.”
Recentemente, Greta participou da flotilha humanitária Global Sumud, que tentou furar o bloqueio naval israelense para levar ajuda à Faixa de Gaza. A embarcação foi detida por forças de Israel, e ela acabou deportada junto com outras 171 pessoas.
Confira:
🚨 Veja l Greta Thunberg chega a Belém para participar da maior mobilização da COP30 pic.twitter.com/5SqHJicBVf
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) November 15, 2025