
O programa Gás do Povo, do governo federal, começa nesta segunda-feira (24) com a distribuição de botijões gratuitos para um milhão de famílias em situação de vulnerabilidade social. Na primeira etapa, serão atendidas famílias de São Paulo, Goiânia, Belém, Recife, Teresina, Natal, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Alegre.
A consulta sobre inclusão no programa pode ser feita pelo aplicativo Meu Social, pelo portal Cidadão Caixa ou pelo telefone 0800-726-0207, sem necessidade de inscrição prévia.
Têm prioridade as famílias inscritas e com cadastro atualizado no CadÚnico há menos de dois anos, especialmente beneficiários do Bolsa Família. A renda por pessoa não pode ultrapassar metade de um salário mínimo por mês, hoje R$ 759.
O Brasil dá mais um passo gigante para cuidar de quem mais precisa: na segunda-feira, o Gás do Povo começa em dez capitais: Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Goiânia, Belém, Teresina, Natal, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.
Só nessa primeira etapa, mais de 1 milhão… pic.twitter.com/YGuSCGes0c
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) November 19, 2025
A Caixa Econômica Federal ficará responsável pela distribuição dos vales-recarga para compra dos botijões, sem cobrança de taxas. No momento do recebimento, será preciso usar o cartão do Bolsa Família e senha, cartão de débito da Caixa e senha ou CPF com código de validação enviado por SMS.
Famílias de duas a três pessoas poderão fazer até quatro recargas por ano, com cada vale válido por até três meses. Núcleos familiares com quatro ou mais pessoas terão direito a até seis recargas anuais, com cada vale podendo ser usado em até dois meses. Segundo o governo, o Gás do Povo deve ser ampliado para alcançar mais de 14 milhões de famílias vulneráveis até março de 2026.
“O Gás do Povo combate a pobreza energética, garante alívio real no orçamento das famílias e protege a saúde de quem ainda recorre à lenha ou a materiais inflamáveis para cozinhar.”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.