O caso Master e o estresse nas redações. Por Moisés Mendes

Atualizado em 20 de novembro de 2025 às 13:05
Banco Master. Foto: Reprodução

Pauta previsível nas redações de Folha, Globo e Estadão: é preciso tentar puxar o governo, Lula e o PT para o pântano do Banco Master.

O estresse deve ser grande nos jornalões com a gincana para que o desvendamento das máfias da Faria Lima não atinja apenas o Centrão e o bolsonarismo.

Todos os jornais, com exceção do Globo, têm escondido nos títulos das notícias que o Centrão bancou a proteção ao banco protegido pela direita.

Teremos logo a manchete sobre o primo de um ex-cunhado de um sobrinho de Lula que aplicou o dinheiro da tia em CDBs do Master e quebrou toda a família.

No primeiro dia da cobertura do caso Master, essas foram as chamadas de capa sobre as ligações dos donos do banco com políticos:

Estadão:

Quem é e quais são as conexões políticas do ex-sócio de Vorcaro que também foi preso.

Matéria do Estadão sobre o Banco Master. Foto: Reprodução

Folha:

Com liquidação da instituição e prisão de controlador, caso expõe conexões políticas.

Editorial da Folha de S.Paulo sobre o Banco Master. Foto: Reprodução

Globo:

PF investigará operação bilionária do Master com Rioprevidência e fundos de pensão de AM, AP e Maceió. Apuração quer descobrir se influência política do centrão determinou aportes arriscados.

Se as relações do banqueiro fossem com o PT, Lula ou alguém das esquerdas, claro que Folha e Estadão não falariam genericamente de “conexões políticas”.

Matéria do Globo sobre o Banco Master. Foto: Reprodução

MILAGRE

Para quem se queixa da vida. Imaginem a situação do sujeito que, na pandemia, comeu cloroquina, em 2022 votou em Bolsonaro, perdeu mas acreditou que ele poderia dar um golpe, depois aplicou tudo o que tinha em CDBs do Banco Master e agora espera que os marcianos venham tirar o chefe da organização criminosa da Papuda.

Moisés Mendes
Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/