Incêndio atinge COP30 em Belém e causa evacuação de emergência; relatos citam incidente

Atualizado em 20 de novembro de 2025 às 15:44
Pessoas atravessam uma estrutura danificada após um alerta de incêndio na COP30, em Belém • REUTERS/Adriano Machado

POR GABRIEL SIQUEIRA

Um incêndio atingiu a Blue Zone da COP30 em Belém na tarde desta quinta-feira (20), causando correria e a evacuação de todo o pavilhão dos países onde ocorrem as negociações oficiais da conferência do clima. O fogo foi controlado e não há registro de feridos.

As primeiras informações indicam que o incêndio foi causado por um curto-circuito no pavilhão da East Africa Community. Segundo relatos de participantes presentes no local, a energia elétrica começou a piscar e, logo em seguida, as chamas subiram rapidamente ​. O sistema elétrico de toda a Blue Zone foi desligado por medida de segurança.

Uma participante que estava prestes a falar em um painel próximo ao local relatou que a instalação elétrica já havia sido considerada problemática, com a técnica de som alertando previamente sobre os riscos.

Jornalistas e participantes relataram sérios problemas no processo de evacuação. Segundo testemunhas, não havia plano de evacuação adequado, e algumas pessoas ficaram presas em algumas áreas. Um grupo de pessoas teve que subir por uma escada pequena porque ninguém tinha a chave dos cadeados que bloqueavam portões externos. Houve relatos de pessoas tendo que pular portões para escapar do fogo.

Civis presentes no local foram responsáveis por controlar o início do incêndio, tendo que procurar extintores pela área. A Green Zone também foi evacuada, com a organização utilizando alto-falantes para orientar a saída.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, as lonas do pavilhão são anti-chamas, o que impediu uma propagação maior do fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas. As atividades do evento foram temporariamente suspensas.

A Blue Zone é o espaço oficial onde acontecem as negociações entre os países participantes da COP30, com acesso restrito a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.