
Recém-indicado ao STF, o advogado-geral da União, Jorge Messias, participou nesta sexta-feira (21) de um evento evangélico em São Paulo, onde esteve ao lado do ministro do Supremo André Mendonça, parlamentares e lideranças religiosas. Messias foi aplaudido pelo público e cumprimentou Mendonça durante a cerimônia da Convenção Nacional das Assembleias de Deus Ministério de Madureira (Conamad). O AGU é membro da Igreja Batista e atua como diácono em Brasília.
A indicação de Messias ao Supremo foi oficializada na quinta-feira (20) pelo presidente Lula. Após o anúncio, ele passou a participar de agendas públicas com setores evangélicos, que têm presença relevante no Senado, responsável pela votação que confirma ou rejeita o nome escolhido para o tribunal. Os próximos encontros do AGU incluem reuniões com senadores de diferentes bancadas.
Mendonça, que chefiou a AGU no governo Jair Bolsonaro, declarou apoio a Messias. Em publicação no X, afirmou: “Parabenizo o Min. Messias pela indicação ao Supremo. Trata-se de nome qualificado da AGU e que preenche os requisitos constitucionais. Assim, também cumprimento o presidente da República por sua indicação. Messias terá todo o meu apoio no diálogo republicano junto aos Senadores.”
🚨AGORA: Indicado ao STF, Jorge Messias é aplaudido na Conamad e recebe abraço de André Mendonça Ministro do STF Um dia depois de ser escolhido pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, Jorge Messias marcou presença na Conamad, em São Paulo, e foi recebido com… pic.twitter.com/uH0qGYvfdk
— Pesquisas Eleições (@EleicaoBr2026) November 21, 2025
Nomeado ao STF em 2021 por Bolsonaro como “terrivelmente evangélico”, Mendonça aguardou quatro meses pela sabatina no Senado durante impasse envolvendo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre. Hoje, Alcolumbre também se posiciona contra a escolha de Messias e defendia a indicação de Rodrigo Pacheco para a vaga. O senador já sinalizou que atuará contra o nome do AGU.
Messias iniciou conversas com parlamentares ligados a grupos evangélicos. Entre os encontros mais recentes estão reuniões com o senador Carlos Viana, do Podemos, presidente da bancada evangélica, e com o líder do Republicanos no Senado, Mecias de Jesus, que declarou apoio ao indicado e citou atributos como a “defesa da família e dos princípios cristãos”. O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, também afirmou que Messias cumpre os requisitos constitucionais.
O bispo Samuel Ferreira, da Assembleia de Deus do Brás, publicou foto ao lado de Lula e Messias na quinta-feira (20) e registrou apoio à indicação. Paralelamente, o AGU mantém agenda no Senado para marcar novas conversas sobre a sabatina. Hoje, grupos ligados ao bolsonarismo no Legislativo e no segmento evangélico se colocam como principais opositores ao nome indicado pelo governo.