Udo Kier, ator alemão que fez “Bacurau” e “O agente secreto'”, morre aos 81 anos

Atualizado em 23 de novembro de 2025 às 22:38
O ator alemão Udo Kier, que morreu aos 81 anos. Imagem: reprodução

Morreu aos 81 anos o ator alemão Udo Kier, atualmente em cartaz com “O Agente Secreto” e conhecido no Brasil por sua participação em “Bacurau”, ambos dirigidos por Kleber Mendonça Filho. A morte foi confirmada por seu companheiro, o artista Delbert McBride, à revista Variety.

A causa não foi divulgada. Apesar da idade, Kier seguia ativo no cinema internacional e fazia aparições públicas frequentes. No ano passado, chegou a aparecer nas redes sociais do cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho em fotos feitas no Recife, durante a preparação de “O Agente Secreto”.

Com uma carreira extensa e marcada pela colaboração com grandes diretores, Kier tinha mais de 250 créditos ao longo de seis décadas, e construiu uma trajetória internacional diversa, atuando com alguns dos diretores mais influentes do cinema. No Brasil, teve destaque ao interpretar o vilão Michael em “Bacurau” (2019), dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, além de estar em cartaz com “O Agente Secreto”, novo filme de Mendonça Filho.

Kier construiu uma trajetória internacional diversa, atuando com alguns dos diretores mais influentes do cinema. Sua colaboração frequente com Lars von Trier inclui títulos como Dogville, Melancolia, Ninfomaníaca, Europa e Dançando no Escuro.

No cinema cult e no queer cinema dos anos 1970, destacou-se nas produções de Paul Morrissey, parceiro de Andy Warhol, em “Carne para Frankenstein” e “Sangue para Drácula”.

Udo Kier em “Sangue para Drácula”. Imagem: reprodução

Seu trabalho também passou por nomes centrais do cinema europeu, como Rainer Werner Fassbinder, Werner Schroeter e Wim Wenders, além de aparições marcantes em filmes americanos como Garotos de Programa (Gus Van Sant), Armageddon (Michael Bay), Fuga de Los Angeles (John Carpenter) e MIB – Homens de Preto 2.

Kier ainda marcou presença em clássicos do cinema de gênero, incluindo “Suspiria” (1977), de Dario Argento, e participou do projeto “Grindhouse” (2007), no segmento Planeta Terror, de Robert Rodriguez.

Entre os trabalhos recentes, o ator estava envolvido em “OD”, jogo de terror de Hideo Kojima produzido em parceria com Jordan Peele.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.