Relembre posts de Eduardo Bolsonaro contrários à prisão domiciliar e tornozeleira

Atualizado em 25 de novembro de 2025 às 1:19
deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) falando para a câmera, em close, com cara de choro
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) – Reprodução

Em 2018, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou no X que prisão domiciliar “não é coisa de país sério” e questionou a capacidade do Brasil de monitorar tornozeleiras eletrônicas. Na publicação, ele escreveu que “o condenado é carcereiro dele mesmo” e defendeu mudanças na Lei de Execução Penal e no Código de Processo Penal.

A declaração voltou a circular após a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL) neste sábado (22). O ex-presidente foi detido pela Polícia Federal depois de admitir que tentou romper a tornozeleira eletrônica com um ferro de solda durante o monitoramento determinado pelo Supremo Tribunal Federal.

Segundo Bolsonaro, ele utilizou “ferro quente” por curiosidade. A ferramenta atinge altas temperaturas e pode derreter metais. A tentativa foi registrada por agentes responsáveis pelo acompanhamento das medidas impostas ao ex-presidente.

A defesa de Bolsonaro afirma que ele deve retornar ao regime anterior e sustenta que não houve intenção de fuga. Os advogados citam informações da equipe médica e do órgão do Distrito Federal responsável pelo sistema de monitoramento, apontando que o ex-presidente fazia uso de medicamentos controlados.

De acordo com a defesa, Bolsonaro apresentou episódios de “confusão mental e alucinações” relacionados às medicações. A situação, segundo o relato dos advogados, teria ocorrido pouco antes do episódio envolvendo o ferro de solda.

Em audiência de custódia realizada após avaliação médica, Bolsonaro classificou o ocorrido como um momento de “paranoia”. O processo segue no Supremo Tribunal Federal.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.