
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) atacou a colunista Lygia Maria, da Folha de S.Paulo, nas redes sociais no domingo (30). O motivo da reação foi um texto em que a jornalista discute supostos abusos do Supremo Tribunal Federal e afirma, já no título, que “não há justificativa para os abusos do STF”, uma formulação que, na prática, reforça a tese da extrema-direita contra a Corte.
“Canalhas!”, iniciou Gayer. “Vocês passaram os últimos 6 anos tentando convencer o Brasil que ‘há justificativas para os abusos do STF’. Na verdade chegavam ao ponto de dizer que nem sequer havia abusos”, escreveu no momento de surto.
CAnalhas!!
Vocês passaram os últimos 6 anos tentando convencer o Brasil que ” Há justificativas para os abusos do STF”!
Na verdade chegavam ao ponto de dizer que nem seuqer havia abusos
CANALHAS! pic.twitter.com/SrHdKtOm7k— Gustavo Gayer (@GayerGus) November 30, 2025
A colunista, no entanto, reconhece que os supostos “abusos” foram essenciais para punir os golpistas comandados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas com o adendo de que seria a hora da Corte voltar à sua funcionalidade, comparando com a Operação Lava-Jato.
“Trata-se, porém, de uma ideia perigosa, já que incita a hipertrofia da mais alta corte do país —que há anos falha em sua autocontenção— e a fragilização de princípios fundamentais do Estado democrático de Direito que se alega proteger”, diz.
“Além disso, deficiências e erros no processo são capazes de reverter decisões no futuro, como mostra o desmonte da Lava-Jato promovido pelo Supremo”.
Por fim, Lygia Maria responsabiliza a imprensa e “parte da sociedade” pelas condutas do Supremo que, segundo ela, tentam “justificar os excessos”, afirmando que as “exceções tendem a virar regra”.