VÍDEO – “Até a morte é suave”, diz Lula sobre agressores de mulheres

Atualizado em 2 de dezembro de 2025 às 21:14

 

Lula em fala sobre combate à violência contra mulheres. Foto: reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (2), que a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, pediu que ele assumisse pessoalmente uma atuação mais dura no combate à violência contra a mulher. Lula relatou que Janja chorou diversas vezes após assistir reportagens sobre casos recentes de feminicídio e que fez um apelo direto a ele durante um voo.

“Hoje, ela pediu no avião: Lula, assuma responsabilidade de uma luta mais dura contra violência do homem contra a mulher”, disse. Em seguida, questionou: “O que está acontecendo na cabeça desse animal, que é tido como espécie animal mais inteligente do planeta terra, para tanta violência?”.

“Cada um de nós homens precisamos ser professor do outro. Cada um de nos temos que educar nossos filhos, nossos companheiros. Se não está bem com a companheira, seja grande. Não bata nela, se se para. Não aprisione uma pessoa, não seja malvado, não seja ignorante. Não existe pena para punir um cara desse porque até a morte é suave”, afirmou.

A declaração ocorreu durante a cerimônia de expansão da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca, no Grande Recife. Lula citou episódios que chocaram o país, como o caso do motorista que atropelou e arrastou uma mulher por um quilômetro em São Paulo.

O presidente afirmou que o Brasil assiste a um aumento perturbador de crimes de ódio contra mulheres e apontou falhas estruturais no sistema penal. “A pergunta que faço é: o Código Penal Brasileiro tem pena para fazer justiça a um animal irracional como esse? Nós temos pena para isso?”, questionou.

Ele também criticou a desigualdade no cumprimento de penas: “Se o cara tiver dinheiro, como aquele que deu 60 socos na cara da mulher, se ele tiver dinheiro, fica dois anos preso e vai pra rua bater em outra mulher. Um pobre, desgraçado, que rouba pão para comer e não tem nem advogado, não tem juiz para liberá-lo”.

Veja o momento da fala de Lula

Entre os casos mais notáveis, no último fim de semana, houve a agressão do influenciador redpill Thiago Schutz, apelidado de “calvo do Campari”, contra sua ex-namorada tentando força-la a fazer sexo. Além desse caso, Douglas Alves da Silva atropelou e arrastou Taynara Souza Santos pelas ruas de São Paulo após uma crise de ciúmes.

Dados divulgados pela GloboNews mostram que a cidade de São Paulo registrou o maior número de feminicídios para um único ano desde 2015: foram 53 ocorrências entre janeiro e outubro. Lula defendeu que políticas de prevenção precisam começar dentro das famílias e reforçou a responsabilidade dos homens no processo de mudança cultural.

Ampliação da capacidade operacional na Refinaria Abreu e Lima

Além do debate sobre violência de gênero, a cerimônia ara ampliação da capacidade operacional na Refinaria Abreu e Lima marcou um dos principais anúncios recentes da Petrobras. A presidente da estatal, Magda Chambriard, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participaram da cerimônia.

Segundo a Petrobras, a ampliação permitirá que a refinaria atenda 17% da demanda nacional de diesel e aumente a produção de gasolina, GLP e nafta.

A unidade, considerada a mais moderna do sistema Petrobras, deve receber cerca de R$ 12 bilhões em investimentos e acrescentar 130 mil barris por dia à capacidade de processamento, alcançando 260 mil barris diários em 2029.

A ampliação também incrementará a produção de derivados, com destaque para o diesel S-10, cuja oferta deve crescer 88 mil barris por dia. A expectativa do governo é reduzir a necessidade de importação e fortalecer a segurança energética do país.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.