Malafaia detona candidatura de Flávio Bolsonaro: “amadorismo”

Atualizado em 5 de dezembro de 2025 às 21:29
O pastor Silas Malafaia. Foto: Divulgação

O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, fez uma publicação nas redes sociais nesta sexta-feira (5), logo após o anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à presidência em 2026.

Malafaia comentou o cenário político atual. “A quem interessar: o amadorismo da direita faz a esquerda dar gargalhadas. Não estou falando nem contra e nem a favor de ninguém. Somente isto”, disse debochando da escolha por Flávio.

Na mesma sexta-feira (5), Flávio Bolsonaro assumiu publicamente que foi escolhido por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para liderar o projeto político do grupo nas eleições de 2026. A decisão teria sido tomada durante uma visita de Flávio ao pai, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Em sua declaração, o senador afirmou que recebeu “a missão” de continuar o legado bolsonarista: “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação.”

Jair Bolsonaro e seu filho o senador Flávio. Foto: Divulgação

A formalização da candidatura de Flávio Bolsonaro reforça uma movimentação interna no PL, que já vinha sendo defendida por dirigentes do partido. Eles acreditam que apenas um membro da família Bolsonaro teria força suficiente para unificar o grupo, ainda mais diante das disputas internas e pressões regionais.

Flávio agora será orientado a viajar pelo país, intensificar as críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva e organizar palanques estaduais para as eleições de 2026.

A escolha pelo filho de Bolsonaro também gerou tensões dentro do campo bolsonarista. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, até então considerado o nome mais competitivo do grupo, nunca demonstrou interesse em disputar a presidência, nem mesmo aceitar a vice-presidência.

Nos bastidores, parte do PL questiona a viabilidade eleitoral de Flávio e vê a escolha como uma estratégia de Jair Bolsonaro para manter controle político sobre o partido, mesmo estando preso.

Guilherme Arandas
Guilherme Arandas, 27 anos, atua como redator no DCM desde 2023. É bacharel em Jornalismo e está cursando pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo e Digital. Grande entusiasta de cultura pop, tem uma gata chamada Lilly e frequentemente está estressado pelo Corinthians.