
A Polícia de São Paulo identificou os dois criminosos que roubaram obras de Henri Matisse e Candido Portinari da Biblioteca Mário de Andrade e tenta prendê-los. As imagens divulgadas nesta segunda-feira (8) mostram a dupla circulando com parte do material furtado na manhã de domingo (7).
A identificação dos suspeitos ocorreu por meio de câmeras de vigilância do sistema SmartSampa, que flagraram os homens caminhando pela Rua João Adolfo carregando algumas das obras. Os nomes deles não foram divulgados.
Em outros registros, obtidos pela TV Globo, uma van azul aparece estacionada às 10h43; os dois descem do veículo, caminham em direção ao local e retornam instantes depois com telas nas mãos.
Parte do material é deixada em uma calçada próxima ao cruzamento com a Rua Alfredo Gagliotti, mas a polícia ainda não sabe quem recolheu as obras dali.
🖼️ OBRAS NA RUA. Câmeras de segurança flagraram a cena dos criminosos caminhando pela rua com obras de arte roubadas da Biblioteca Mário de Andrade.
O crime aconteceu na manhã desse domingo. Os ladrões levaram 8 gravuras de Henri Matisse e 5 de Candido Portinari.
O prefeito… pic.twitter.com/FH6PTW9ExK
— the news (@thenews_br) December 8, 2025
O que foi levado e como ocorreu o roubo
A Secretaria de Cultura informou que foram furtadas oito gravuras de Matisse e cinco de Portinari, todas pertencentes à exposição “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”.
Entre as obras de Matisse estão “O palhaço”, “O circo”, “Monsieur Loyal”, “Cauchemar de l’Éléphant Blanc”, “Le Codomas”, “La nageuse dans l’aquarium”, “L’avaleur de sabres” e “Le Cowboy”.
Roubo na Biblioteca Mário de Andrade: o que se sabe sobre o crime que levou obras de Henri Matisse e Candido Portinari https://t.co/Tr8vWUl8OG pic.twitter.com/gefsNTxVQ9
— g1 São Paulo (@g1saopaulo) December 8, 2025
Já as ilustrações de Candido Portinari que foram levadas da Biblioteca Mário de Andrade, em SP, são as da foto abaixo:
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/1/UWjFfsQdevtWOBp2dhhQ/gravuras-portinari.jpg)
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, dois homens renderam uma vigilante e um casal de idosos antes de recolher documentos e os quadros, que foram colocados em uma sacola de lona. Eles fugiram pela saída principal.
Investigação e histórico de furtos
O caso foi registrado no 2º DP (Bom Retiro) e será apurado pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).
A Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior do país, não é alvo de criminosos pela primeira vez. Em 2006, doze gravuras raras de 1834 foram furtadas e só recuperadas em 2024 pela Polícia Federal, após serem encontradas com um colecionador brasileiro que as comprara legalmente em Londres.