SP tem chuva forte e estado de alerta para alagamentos; veja VÍDEOS

Atualizado em 8 de dezembro de 2025 às 14:01
Céu escuro na Zona Leste de São Paulo nesta segunda (8). Foto: Reprodução

Nesta segunda (8), após um fim de semana de altas temperaturas, a cidade de São Paulo foi atingida por fortes chuvas, que causaram transtornos e alagamentos. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou as zonas Sul e Leste da capital paulista em estado de atenção para alagamentos a partir das 12h23.

Às 13h, a medida foi estendida às demais regiões da cidade, incluindo a Zona Norte, Oeste, Sudeste, Centro e as Marginais Tietê e Pinheiros. As chuvas, que variaram em intensidade, provocaram uma rápida mudança no clima, fazendo com que o dia se tornasse noite.

A instabilidade climática que atingiu São Paulo foi resultado do tempo abafado e da formação de áreas de instabilidade que causaram chuvas fortes e até a possibilidade de granizo. O radar meteorológico do CGE registrou essas condições em várias subprefeituras da Zona Leste, como Mooca, Aricanduva/Formosa e Penha, e também na Zona Sul, especialmente em Parelheiros.

A Defesa Civil também emitiu um alerta para o estado de São Paulo devido à formação de um ciclone extratropical no sul do país, que poderia afetar as condições climáticas de todo o estado e prolongar as chuvas fortes até terça (9).

Alerta da Defesa Civil enviado a celulares de quem mora em São Paulo. Foto: Reprodução

O ciclone extratropical em formação, que começou a se intensificar entre segunda e terça, será responsável por mudanças significativas no tempo no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil. De acordo com especialistas, o ciclone pode gerar ventos fortes de até 120 km/h, chuvas intensas com risco de alagamentos, granizo localizado, ondas altas e mar agitado, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A expectativa é de que o sistema se afaste para o alto-mar na quarta (10), mas continue a alimentar ventos fortes e instabilidade em algumas regiões até quinta (11). O impacto do ciclone será mais severo no Sul, onde o Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão as áreas mais afetadas, com a previsão de rajadas de vento e tempestades fortes, especialmente na Grande Porto Alegre.

O Paraná também enfrentará condições instáveis, com ventos fortes e possibilidade de chuvas intensas entre terça e quarta-feira. No Sudeste, a instabilidade climática afetará principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com ventos intensos e possibilidade de tempestades isoladas, principalmente no litoral e na Serra do Mar.

Veja vídeos da chuva em São Paulo:

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.