
Na tarde desta terça-feira (9), um episódio sem precedentes desde a redemocratização tomou conta da Câmara dos Deputados.
Após o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) ocupar a cadeira da presidência da Casa, se recusando a deixar o posto em protesto à manobra de Hugo Motta para cassar seu mandato, policiais legislativos não apenas retiraram os jornalistas do plenário, mas também interromperam a transmissão ao vivo pela TV Câmara.
A cassação de Glauber Braga, que já passou pela Comissão de Ética e aguarda julgamento, é motivada por uma acusação de agressão a um militante do MBL, Gabriel Costenaro, quando o deputado reagiu a ofensas à sua mãe, doente à época (ela morreria pouco depois).
A imprensa foi retirada à força do plenário por leões de chácara e seguranças dos parlamentares. Jornalistas tomaram socos na cara e chutes. A TV Câmara, que transmitia ao vivo a sessão, cortou o sinal de forma abrupta, gerando perplexidade entre os presentes e nos telespectadores. Apenas os parlamentares puderam continuar presentes no local do crime.
Apresentadora da Globonews denuncia ao vivo o maior absurdo e a maior truculência já ocorridos na Câmara dos Deputados. pic.twitter.com/k3mFQRlwV4
— Bruno Guzzo® (@brunoguzzo) December 9, 2025
Guilherme Balza, da GloboNews, foi empurrado e a Carol Nogueira, do UOL, levou uma cotovelada dos jagunços de Motta.
A decisão de suspender a cobertura jornalística foi tomada sem nenhuma justificativa clara e deixou no ar a pergunta sobre até que ponto os excessos do poder legislativo podem se estender em nome de proteger golpistas.
Jornalistas são agredidos na Câmara enquanto tentavam cobrir o ato do deputado Glauber Braga, que ocupou a mesa diretora em protesto contra um processo de cassação que corre contra ele. A TV Câmara interrompeu a transmissão da sessão e o parlamentar foi retirado à força. pic.twitter.com/p19Zj11Bpx
— Renato Souza (@reporterenato) December 9, 2025
Nessa imagem que eu registrei – ao vivo, o sinal estava ruim – é possível ver o repórter Guilherme Balza, da GloboNews, sendo empurrado e a Carol Nogueira, do UOL, sendo alvo de uma agressão ainda mais brutal https://t.co/V9ZyIyRuMz pic.twitter.com/04yMfNp0iy
— Sam Pancher (@SamPancher) December 9, 2025