Após agressões, Glauber diz que vai registrar BO contra Motta

Atualizado em 9 de dezembro de 2025 às 21:57
Deputados do PSOL registram boletim de ocorrência. Foto: Reprodução

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou na noite desta terça-feira (9) que vai registrar um Boletim de Ocorrência contra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), após ter sido retirado à força da Mesa Diretora da Casa pela Polícia Legislativa.

As deputadas Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG) também anunciaram que irão adotar a mesma medida. Os parlamentares alegam que foram agredidos pelos agentes da Polícia Legislativa durante a ação.

Glauber ocupou a Mesa Diretora após Motta anunciar a votação de seu processo de cassação para esta quarta-feira (10). Durante a confusão, as transmissões oficiais da Câmara foram interrompidas, e jornalistas e servidores foram impedidos de acessar o plenário.

Na sequência, a Polícia Legislativa retirou o deputado do plenário de forma forçada. Durante a ação, parlamentares e profissionais da imprensa relataram que foram empurrados e agredidos.

No plenário, Hugo Motta afirmou que a interrupção das transmissões e a retirada ocorreram dentro dos protocolos de segurança da Casa. O presidente da Câmara fez a declaração ainda durante a sessão.

Glauber é alvo de um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar em razão de episódio ocorrido em 2024 envolvendo um integrante do Movimento Brasil Livre.