
Do perfil no X do jornalista americano, ídolo dos bolsonaristas, Glenn Greenwald:
Independentemente da sua opinião sobre Lula, ele é um dos líderes mundiais mais astutos e influentes do século XXI.
Em seu terceiro mandato, aos 78 anos, ele conquistou uma de suas vitórias mais espetaculares, infligindo uma enorme derrota a Trump, aos EUA e ao seu regime de sanções.
Os EUA acabaram de retirar todas as sanções contra o juiz Moraes, apesar de ele ter intensificado todos os comportamentos que as sanções supostamente visavam punir (censura e prisão de Bolsonaro por décadas), enquanto Lula continua a defender o BRICS e a desdolarização.
Lula mandou os EUA se danarem com as sanções. E Trump simplesmente obedeceu. O Brasil criou um novo modelo para driblar as sanções americanas: implementou uma lei (por meio de decisão judicial) que impede seus bancos de aderirem às sanções dos EUA. Funcionou espetacularmente. Trump simplesmente se esquivou após uma pequena dose de bajulação e charme de Lula.
Grande vitória para Lula e Moraes, grande derrota para o Departamento de Estado de Trump, para o poder dos EUA e para a direita brasileira.
Whatever you think of Lula, he is one of the shrewdest and most consequential world leaders of the 21st Century.
In his third term, at age 78, he just gained one of his most spectacular victories, handing a huge defeat to Trump, the US and its sanctions regime.
The US just… https://t.co/DUO7uMJQVT
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) December 12, 2025