
Após a revogação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) virou alvo de chacota nas redes sociais, com uma enxurrada de memes e ironias que dominaram os trending topics.
A repercussão ganhou força depois que o “Bananinha” publicou uma nota em seu perfil, rapidamente apelidada por internautas de “nota de falecimento”.
Na mensagem, Eduardo escreveu: “Lamentamos que a sociedade brasileira, diante da janela de oportunidade que teve em mãos, não tenha conseguido construir a unidade política necessária para enfrentar seus próprios problemas estruturais”.
NOTA PÚBLICA
Recebemos com pesar a notícia da mais recente decisão anunciada pelo governo americano. Somos gratos pelo apoio que o presidente Trump demonstrou ao longo dessa trajetória e pela atenção que dedicou à grave crise de liberdades que assola o Brasil.
Lamentamos que a… pic.twitter.com/Kcm3MSb4Xr
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) December 12, 2025
A publicação foi recebida com sarcasmo, e usuários passaram a resgatar declarações antigas do parlamentar, que está nos Estados Unidos desde fevereiro e apostou na atuação do governo Donald Trump para pressionar a Justiça brasileira e libertar o pai, Jair Bolsonaro (PL).
O tom das redes mudou após um encontro na ONU entre Trump e o presidente Lula (PT) e reuniões diplomáticas subsequentes, culminando, neste mês, com a retirada de uma das últimas sanções contra o Brasil.
Internautas passaram a atribuir a situação ao próprio deputado e a ironizar o impacto do episódio sobre a extrema direita. Entre os termos mais comentados, Eduardo voltou a ser chamado de “Camisa 10 do Lula”.
Outro personagem citado nos memes foi o golpista Paulo Figueiredo, que, ao lado de Eduardo, divulgou vídeos ao longo do ano afirmando estar por trás de decisões do governo americano contra o Brasil. A dupla passou a ser alvo de piadas e comparações com “Patati e Patatá”.
Até as 17h desta sexta-feira (12), sete dos dez termos mais bem posicionados nos trending topics do X estavam relacionados à revogação da Magnitsky e às reações nas redes.
Confira a repercussão:
Final da história: O Trump não defendeu o pai do bananinha 😭
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) December 12, 2025
E o craque do jogo hoje é o Eduardo Bolsonaro, o BANANINHA:
– conseguiu unir o Brasil
– aumentou a popularidade do lula
– conseguiu um encontro Lula e Trump
– praticamente garantiu o pai na cadeia
– não pode voltar para o brasil sem ser preso
– não vai carregar o caixão do pai pic.twitter.com/HW03joK8uB— DilmaDebochada (@eudilminha_) December 12, 2025
Olha a cara do Bananinha e Paulo Figueiredo após Donald Trump zerar as tarifas das importações Brasileiras … 🤣 👇 pic.twitter.com/B3dKO56KpY
— Na Mira do Repórter. (@BrasilPost13) November 21, 2025
Tá sentindo o cheirinho de bananinha frita vindo lá dos EUA? pic.twitter.com/uIM65BLGhk
— Biazita Gomes (@BiazitaGomes) December 12, 2025
Vazou foto do Eduardo Bolsonaro bananinha na Casa Branca
lei Magnitsky Perdeu Mané Constantino Os EUA Papuda otário Lula e Trump ministro Alexandre de Moraes Carlos Bolsonaro Estados Unidos Xandão Faz o L grande dia Arthur lira Marco Rúbio mais 72 Sóstenes laranjão barroso pic.twitter.com/Zxe1wb9aZk
— 𝐁𝐑𝐔𝐍𝐀𝐙𝐄𝐏𝐀𝐌 – 𝑳𝒖𝒍𝒂 𝟚𝟘𝟚𝟞🔥🚩 (@bruninhaonfire1) December 12, 2025
Que semana, minha gente:
Zambelli cassada
Congresso desmoralizado
Gayer indiciado
Motta derrotado
Celular da assessora de Lira apreendido pela PF
Lula pede a Trump a retirada da Magnitsky de Moraes e Trump retira
Bananinha desmoralizado
Glauber ficou
E no dia 14 o povo nas ruas— Flávio Costa (@flaviocostaf) December 12, 2025
Lei Magnitsky – Governo Trump – Alexandre de Moraes – Xandão – Paulo Figueiredo – Eduardo Bolsonaro Bananinha pic.twitter.com/Ybg3WbA4HY
— Rubens Junior (@rubensjrweb) December 12, 2025
Obrigado pelas sinceras risadas, bananinha! Traidor da pátria que aposta contra o Brasil, PERDE!! @BolsonaroSP já escolheu se vai ser morador de rua nos EUA ou presidiário no Brasil? pic.twitter.com/4ijRPW9S4W
— LUCAS FERREIRA (@lucaferreiraris) December 12, 2025
Sextou sem Magnistsky com a banana que o Trump deu pro bananinha. pic.twitter.com/oP73PuNeMj
— Orlando Silva (@orlandosilva) December 12, 2025