Silvio Santos era de esquerda, direita ou os dois? Entenda

Atualizado em 15 de dezembro de 2025 às 16:16
Jair Bolsonaro e Silvio Santos. Foto: Alan Santos/PR

O convite ao presidente Lula para a cerimônia de lançamento do SBT News gerou revolta do cantor bolsonarista Zezé Di Camargo, que disse que as filhas de Silvio Santos estariam se “prostituindo” após a morte dele. Apesar da fala, o fundador da emissora sempre foi receptivo com chefes de Estado na emissora, independentemente de sua opinião política.

Falecido em 2024, ele sempre teve uma postura política neutra, mas próxima dos governantes de plantão. No livro “Topa Tudo por Dinheiro: As Muitas Faces do Empresário Silvio Santos”, o jornalista Mauricio Stycer descreve Silvio como alguém que “nunca negou sorrisos nem elogios aos presidentes do Brasil”.

Segundo o livro, o apresentador esteve com os ex-presidentes João Figueiredo (último da ditadura militar) Michel Temer, José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff. Ele também recebeu Jair Bolsonaro no SBT em 2019.

Em uma entrevista de 1998, Silvio se declarou um “concessionário” e afirmou que sua missão era ajudar o país e respeitar o presidente, independentemente do regime.

Silvio manteve uma relação cordial com todos os presidentes desde a ditadura militar, começando com o general Emílio Garrastazu Médici. Ele chegou a pleitear a concessão do SBT com Médici e criar um quadro chamado “A Semana do Presidente”, exibindo as atividades oficiais dos mandatários em seu programa.

Em relação a presidentes mais recentes, Silvio sempre se mostrou respeitoso. Em relação a Jair Bolsonaro, ele afirmou que torceria por um bom mandato, e com Michel Temer, apoiou as reformas trabalhistas e da Previdência.

Sua relação com Dilma também foi respeitosa, incluindo uma medalha da Ordem do Mérito das Comunicações concedida a ele. Durante o governo de Lula, Silvio teve sua relação mais pessoal quando o presidente interveio para salvar o Banco Panamericano, pertencente à sua família, da falência.

Daniela Beyruti, presidente do SBT, afirmou em seu discurso de lançamento do SBT News que seu pai era “fã” de Lula. Patrícia Abravanel, outra filha de Silvio, é casada com Fabio Faria, ex-ministro das Comunicações no governo Bolsonaro.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.