Voo comercial quase colide com avião militar dos EUA próximo à Venezuela

Atualizado em 15 de dezembro de 2025 às 19:37
Avião da JetBlue. Foto: Reprodução

Um avião comercial da JetBlue precisou interromper a subida durante voo entre Curaçao e Nova York para evitar uma possível colisão com uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos. O episódio ocorreu na sexta-feira (15), nas proximidades do espaço aéreo da Venezuela, segundo a agência Associated Press.

Na comunicação com o controle de tráfego aéreo, o piloto relatou que a aeronave militar cruzou diretamente a rota do voo comercial. “Quase tivemos uma colisão no ar aqui em cima”, afirmou o comandante durante a gravação divulgada pela agência.

O piloto acrescentou que o avião-tanque estava a uma distância estimada de duas a três milhas, cerca de quatro quilômetros, e na mesma altitude do jato da JetBlue. “Passaram diretamente na nossa rota”, disse ele, ao explicar a manobra adotada pela tripulação.

Ainda segundo o relato, a aeronave militar voava sem o transponder ligado, equipamento utilizado para identificação e monitoramento por radares civis. “Não têm o transponder ligado, é escandaloso”, afirmou o comandante ao controle de tráfego.

Após a interrupção da subida pelo avião comercial, a aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos alterou a trajetória e seguiu em direção ao espaço aéreo venezuelano. O voo civil prosseguiu normalmente até o destino final.

Em nota, a JetBlue informou que comunicou o ocorrido às autoridades federais e declarou que seus tripulantes seguiram os protocolos de segurança. A Força Aérea dos Estados Unidos não comentou o caso até o momento.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por g1 (@portalg1)