
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) inaugurou, na última segunda-feira (15), sua primeira sede própria, em Brasília, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento marcou dois feitos históricos para a política comercial brasileira: a consolidação institucional da ApexBrasil, criada em 2003, e a abertura de 500 novos mercados internacionais para produtos nacionais entre 2023 e 2025.
Desde sua criação, a ApexBrasil sempre funcionou em imóveis alugados. A nova sede representa uma virada estrutural para a agência, que passa a operar em um espaço planejado especificamente para suas atividades estratégicas. O edifício, localizado no Setor de Grandes Áreas Sul (SGAS) 903, foi concebido para integrar promoção comercial, sustentabilidade e acesso da população às ações de divulgação do Brasil no exterior.
“Esta sede própria é mais que uma mudança física. Ela representa uma conquista de anos. Vai trazer uma economia estrutural, modernização institucional e a conexão da Apex com a população. Estamos muito felizes de abrir este espaço para as pessoas e reforçar o papel da ApexBrasil como agencia dissemina e impulsiona a imagem comercial do Brasil para o mundo”, afirmou o presidente da agência, Jorge Viana.
No evento, o presidente Lula comemorou a expansão do mercado para os produtos brasileiros. “Eu lembro que quando assumi a presidência em 2003, pedi ao ministro [do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior, Luiz Fernando] Furlan: ‘Eu não quero um ministro de indústria e comércio, eu quero um mascate, que bote as coisas do Brasil embaixo do braço e viaje, percorra o mundo e venda as coisas que a gente produz”, disse, ressaltando que a conquista representa um trabalho de mais de 20 anos.
Veja a fala de Lula no evento:
Sede da ApexBrasil
Com cerca de 17 mil metros quadrados, arquitetura contemporânea e paisagismo assinado por Burle Marx, o prédio foi construído seguindo padrões rigorosos de sustentabilidade e eficiência energética. Antes mesmo da inauguração, o projeto recebeu reconhecimento internacional, com o Iconic Awards 2025 – Innovative Architecture e o German Design Award 2025, ambos voltados à inovação e excelência em arquitetura conceitual.
A inauguração da sede ocorre em meio a um dos momentos mais expressivos do comércio exterior brasileiro. Entre 2023 e 2025, o país abriu 500 novos mercados internacionais, em mais de 80 países, resultado de uma atuação coordenada do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
“Chegamos aos 500 novos mercados para os produtos brasileiros. Este marco representa mais de US$ 3,4 milhões para as empresas brasileiras que estão exportando nessa nova política do governo do presidente Lula”, declarou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Segundo estimativas do MAPA, o potencial de exportação supera US$ 37,5 bilhões por ano, abrangendo produtos como carnes, algodão, frutas e pescados.
Nesse período, ApexBrasil, MAPA e MRE realizaram mais de 170 ações internacionais em 42 países, com expectativa de gerar US$ 18 bilhões em negócios e atender mais de três mil empresas brasileiras. Também foram promovidas 19 missões presidenciais e cinco vice-presidenciais, ampliando a presença do Brasil em mercados considerados estratégicos.
Até outubro de 2025, a ApexBrasil registrou apoio recorde a 20.754 empresas, das quais 66% são micro, pequenas e médias. Houve ainda ampliação do foco nas regiões Norte e Nordeste, reforçando a descentralização da política de promoção comercial e de investimentos.