
O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), surtou contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que recentemente anunciou sua pré-candidatura à presidência com o aval de seu pai, Jair Bolsonaro.
Em vídeo divulgado nesta quinta-feira (18), Malafaia afirmou que o parlamentar “não tem musculatura política” para sustentar uma candidatura competitiva ao Palácio do Planalto e criticou o que classificou como tentativa de transformar a sucessão presidencial em herança familiar.
“Uma coisa é [Jair] Bolsonaro. Outra coisa são os filhos e a mulher dele. Isso aqui não é herança de negócio de família, não. O que está em jogo é o Brasil”, declarou o pastor, ao questionar a viabilidade do projeto encampado pelo filho do ex-presidente.
Na gravação, Malafaia defende abertamente uma alternativa à candidatura de Flávio. Para ele, a direita só teria chance real de vitória em 2026 se formar uma chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como vice, em aliança com partidos do Centrão.
Segundo o pastor, esse arranjo seria o único capaz de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma eventual disputa pela reeleição.
“A direita não ganha eleição se não estiver com o centro. Bolsonaro tem o quê? Entre 25% e 30% dos votos”, afirmou Malafaia. Em seguida, completou: “Vamos parar de falso puritanismo, porque quem elege é o povo e, se o povo botou o centro lá, vai ter que aprender a lidar com isso”.
🚨 URGENTE : Silas Malafaia detona candidatura de Flávio Bolsonaro:
“Uma coisa é (Jair) Bolsonaro. Outra coisa são os filhos e a mulher dele. Isso aqui não é herança de negócio de família, não. O que está em jogo é o Brasil”. pic.twitter.com/Gay5k4x6vC
— Pesquisas Eleições (@EleicaoBr2026) December 18, 2025
Além de questionar a viabilidade eleitoral, Malafaia criticou a forma como Flávio anunciou sua pré-candidatura. Para o pastor, o senador errou ao não dialogar previamente com lideranças partidárias e do Centrão. “Para mostrar a falta de estratégia de Flávio. Ele nem primeiro reuniu o partido dele para falar ‘tive com meu pai. A conversa foi assim’. (Ele devia) reunir a liderança do Centro. Não usar uma rede social e querer botar goela abaixo (a pré-candidatura). Não é assim não”, disse.
O líder evangélico também levantou suspeitas sobre o contexto em que Jair Bolsonaro manifestou apoio ao filho. Segundo Malafaia, o ex-presidente estaria emocionalmente fragilizado no momento da conversa.
“Flávio usou um direito que nenhum de nós tem: pode visitar o pai. Vai lá em um momento de fragilidade emocional de Bolsonaro, que está preso nessa barbárie. (Flávio) arranca isso de Bolsonaro. Ninguém assistiu nada e nenhuma conversa. Um dia antes, a Michelle visita Bolsonaro e ele não diz nada”, afirmou.
Veja o vídeo completo de Malafaia: