Em pronunciamento, Lula comemora saída do Mapa da Fome e prega o fim da 6×1

Atualizado em 24 de dezembro de 2025 às 20:54
O presidente Lula durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto nesta quinta (18). Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, nesta quarta-feira (24), pronunciamento de Natal em rede nacional. Na fala, ele afirmou que o Brasil viveu um “ano histórico” e declarou que o povo brasileiro “sai como grande vencedor”. Lula citou dificuldades enfrentadas ao longo do ano e disse que foi possível reunir a família e celebrar conquistas.

O mandatário afirmou que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome. Segundo ele, o governo encontrou o país com 33 milhões de pessoas sem acesso adequado a alimentos. Lula citou a retomada do Bolsa Família, apoio à agricultura familiar, valorização do salário mínimo, geração de empregos e ampliação da alimentação escolar.

Lula destacou o fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. Ele disse que o último dia do ano marcará também o último desconto do tributo para milhões de trabalhadores. O presidente afirmou que, a partir de janeiro, famílias terão renda extra mensal com o fim da cobrança.

No pronunciamento, o chefe do Executivo citou programas sociais como “Agora Tem Especialistas”, “Pé-de-Meia”, “Gás do Povo” e “Luz do Povo”. Ele afirmou que as ações buscam reduzir o tempo de espera por consultas e exames, manter jovens na escola e aliviar o orçamento das famílias de baixa renda.

O presidente mencionou a retomada do “Minha Casa Minha Vida” e a ampliação para a classe média, além do Reforma Casa Brasil. Ele também falou sobre a transposição do Rio São Francisco, que, segundo ele, leva água a milhões de famílias do Nordeste.

Lula afirmou que o Novo PAC está presente em todos os estados e milhares de cidades, com obras e geração de emprego. Ele disse que o país encerra o ano com a menor taxa de desemprego da série histórica, renda média recorde e inflação acumulada em quatro anos no menor patamar já registrado.

Também foram lembradas ações de segurança pública.Em 2025, a Polícia Federal realizou a maior operação contra o crime organizado e o enfrentamento às facções alcançou novos patamares. Ele defendeu ainda um pacto nacional contra a violência contra a mulher e pediu que os homens se tornem “aliados”.

Por fim, o petista afirmou que o Brasil recebeu 9 milhões de turistas estrangeiros e sediou a COP30 em Belém. Ele mencionou o chamado “tarifaço” imposto ao Brasil e disse que foram adotadas medidas de negociação e proteção ao emprego.