A prisão que aguarda Silvinei após ser pego com passaporte falso no Paraguai

Atualizado em 27 de dezembro de 2025 às 18:38
Silvinei Vasques chega a Brasília (DF). Foto: Vinícius Schimidt/Metrópoles

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, chegou a Brasília na manhã deste sábado (27), após ser entregue pela Polícia do Paraguai à Polícia Federal em tentativa de fuga. O desembarque ocorreu no Aeroporto de Brasília, em um voo de aproximadamente três horas partindo de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Vasques será mantido preso na Penitenciária da Papuda, especificamente na ala conhecida como Papudinha – no 19° Batalhão da Polícia Militar. Outros detentos de destaque, como o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também cumprem pena na mesma dependência.

A prisão do ex-diretor ocorreu na sexta-feira (26), no Paraguai, quando tentava embarcar para El Salvador portando um passaporte de cidadão paraguaio como se fosse seu. A ação foi resultado de uma investigação coordenada pela Polícia Federal em parceria com autoridades paraguaias.

Condenado a 24 anos e seis meses de prisão pelo Núcleo 2 da trama golpista, Silvinei cumpria prisão domiciliar antes de romper a tornozeleira eletrônica e fugir para o exterior. A fuga aconteceu na madrugada do dia de Natal.

Com passaporte falsificado, Silvinei Vasques se identificava como Julio Eduardo Baez. Foto: Reprodução/UOL

Após a violação do monitoramento eletrônico, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou a prisão preventiva do ex-diretor. A tornozeleira deixou de emitir sinais de GPS por volta das 3h da madrugada de quinta-feira (25).

Agentes da Polícia Federal foram até o apartamento de Vasques, em São José (SC), e confirmaram que ele não estava no local. As imagens de câmeras de segurança mostraram o ex-diretor deixando o imóvel na noite anterior, carregando bolsas para o carro.

Durante a fuga, Vasques levou um cachorro da raça Pitbull, além de ração e tapetes higiênicos. As imagens registraram que ele vestia calça de moletom preta, camiseta cinza e boné preto ao sair do apartamento.

O transporte de Vasques para Brasília foi realizado em uma aeronave King Air da Polícia Federal. O voo partiu de Foz do Iguaçu e pousou na capital federal por volta das 13h15, garantindo que o ex-diretor fosse imediatamente custodiado na Papuda.

Lindiane Seno
Lindiane é advogada, redatora e produtora de lives no DCM TV.