Trump: Putin e Zelenski estão levando “muito a sério” negociações de paz

Atualizado em 28 de dezembro de 2025 às 19:29
Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Donald Trump, dos EUA. Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (28/12) que os líderes da Ucrânia e da Rússia estão comprometidos com um acordo de paz. Segundo ele, as negociações conduzidas com apoio americano para encerrar a guerra no Leste Europeu estão nas “etapas finais”. Com informações da Agência France-Presse

A declaração foi feita durante encontro com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, na Flórida. Trump, que havia prometido encerrar o conflito logo no início de seu mandato, disse não estabelecer um prazo para o acordo, mas afirmou trabalhar para acelerar o processo. Antes da reunião, o presidente americano conversou por telefone com o líder russo, Vladimir Putin, como já havia ocorrido em outubro.

Bandeira da Ucrânia em meio à guerra contra a Rússia. Foto: Reprodução

Questionado sobre o comprometimento de Moscou, apesar dos recentes ataques, Trump afirmou que Putin trata o tema “muito a sério”. O discurso otimista, no entanto, contrasta com o ceticismo de líderes europeus, especialmente após um novo bombardeio russo contra Kiev no sábado, enquanto Zelensky viajava aos Estados Unidos.

Ao lado do presidente ucraniano, Trump disse que um acordo também beneficiaria a Ucrânia. “Haverá garantias de segurança. Serão fortes”, afirmou. “E os países europeus estarão muito envolvidos”, completou.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.