Quem é o lobista flagrado com Soraya Thronicke em loja de luxo nos EUA

Atualizado em 29 de dezembro de 2025 às 15:13
O lobista Silvio Assis. Foto: Reprodução

Silvio Assis, um lobista conhecido no cenário político brasileiro, voltou a virar notícia após ser flagrado em uma loja de luxo em Orlando, nos Estados Unidos, acompanhado da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS). As imagens foram registradas na noite de sexta (26), em uma unidade da grife Louis Vuitton, localizada no The Mall at Millenia, um dos centros de compras mais sofisticados da região.

Durante o encontro, que aconteceu enquanto ambos estavam de férias, os dois aparecem bebendo espumante, e Soraya é vista elogiando uma peça de roupa que Assis experimentava. A relação entre eles não é recente: em dezembro de 2024, a revista Veja revelou que a senadora mantinha a irmã e o genro de Assis como assessores em seu gabinete.

Silvio está envolvido em diversas investigações ao longo dos anos. Entre as acusações mais graves, estão suspeitas de pedido de propina para facilitar a compra de vacinas contra a Covid-19 e alegações de extorsão envolvendo empresários do setor de apostas on-line.

Natural do Amapá, ele foi proprietário de um jornal local e apadrinhado por José Sarney. Assis fugiu do estado após ser baleado e preso após acusações de envolvimento com o crime organizado na região. Ele foi para Brasília e levou seus irmãos.

No início dos anos 2000, ele teve a prisão determinada pela Justiça Federal, que decretou detenção temporária de 30 dias por não comparecer a diversas sessões da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Narcotráfico.

Ao longo dos anos em Brasília, ele se apresentava como “operador do mercado financeiro” e fundou o portal de notícias Fato Online em 2015, contratando jornalistas renomados. Ele também já respondeu a cerca de 100 ações trabalhistas por não pagar funcionários do veículo.

Posteriormente, se aproximou do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), atualmente deputado federal, e de Celina Leão, atualmente vice-governadora do DF, indicando nomes para cargos no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Celina Leão, Silvio Assis e Rodrigo Rollemberg. Foto: Reprodução

Em 2018, Assis voltou a ser preso pela Polícia Federal após ser flagrado em gravações de áudio e vídeo negociando a venda de registros sindicais no Ministério do Trabalho, em troca de propina no valor de R$ 3,2 milhões.

Além dos casos envolvendo corrupção, ele tem uma relação estreita com o poder e é conhecido por frequentar círculos políticos importantes. O lobista costuma promover festas badaladas em Brasília e tem amigos influentes na capital.

Sua casa no Lago Sul, em Brasília, virou um centro de encontros de figuras influentes, incluindo deputados e empresários. Ele costuma organizar jantares com líderes partidários no local.

O imóvel era palco frequente de jantares e reuniões com políticos, como o ex-líder do governo na Câmara, o bolsonarista Ricardo Barros (PP-PR), e o ex-deputado Luis Miranda, que já acusou Assis de oferecer propina relacionada à compra da vacina Covaxin.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.