Quem é o influenciador bolsonarista que incitou crime contra filha de Moraes

Atualizado em 30 de dezembro de 2025 às 13:28
O influenciador bolsonarista Alex Oliveira. Foto: Reprodução

O influenciador bolsonarista Alex Oliveira, dono do perfil “@respeitaoalex” no Instagram, viralizou nesta terça (30) por sugerir ataques contra Giuliana Barci de Moraes, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O extremista alegou que ela seria o “calcanhar de Aquiles” do magistrado.

Com 3 milhões no Instagram e 572 mil no TikTok, Alex vive em Massachusetts, nos Estados Unidos, e faz vídeos com ataques ao presidente Lula e ao STF, além de defender o ex-presidente Jair Bolsonaro, seus familiares e aliados, como o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nos conteúdos, ele aparece ostentando uma vida de luxo, geralmente rodeado de bebidas populares brasileiras, como Pitú e 51. O bolsonarista se descreve como “criador de conteúdos autênticos que unem entretenimento, opinião forte, lifestyle e motivação, e inspiram e conectam milhões de pessoas diariamente”.

Em seu site, Alex também afirma que é “empreendedor e investidor, proprietário de negócios nos Estados Unidos, com experiência em criar estratégias que geram resultados para marcas e empresas”. Ele também tem uma parceria com as marcas de carros de luxo McLaren e Porsche.

O vídeo em que estimula ataques contra a filha de Moraes já tem mais de 1,6 milhão de visualizações no Instagram. Nele, Alex sugere que só é possível retirar o magistrado da Corte atuando “fora das quatro linhas”.

O bolsonarista afirma que Moraes “manipulou o jogo para ver Bolsonaro preso” e que, para derrubá-lo, seria necessário atacar sua filha e a família Moreira Salles, dona do Itaú.

“Para derrubar a família do Moreira Salles, tem que começar pelo banco Itaú. Para derrubar Moraes, tem que ir pela filha dele, Giuliana Barci de Moraes, sócia da mãe, calcanhar de Aquiles. O que deixaria um pai mais fora de controle vendo a própria filha cair?”, questiona.

Veja:

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.