Bolsonaro segue internado, fará endoscopia e mantém previsão de alta

Atualizado em 30 de dezembro de 2025 às 21:59
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deitado em cama de hospital
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em hospital – Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após novo procedimento para reduzir episódios de soluço. De acordo com boletim médico divulgado nesta quarta-feira, ele realizará uma endoscopia na próxima quinta-feira (1º). A equipe médica mantém a previsão de alta para o  mesmo dia, caso não ocorram novas intercorrências.

Novos procedimentos contra soluços

Bolsonaro passou por três procedimentos nos últimos dias. No sábado, foi feito o bloqueio do nervo frênico do lado direito. Na terça-feira, o bloqueio foi realizado no lado esquerdo. Diante da volta dos soluços nesta quarta, houve complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos.

O cirurgião Cláudio Birolini afirmou que a previsão de alta continua mantida para o dia 1º de janeiro. A equipe informou que, após deixar o hospital, Bolsonaro voltará à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde cumpre pena.

Ex-presidente fará endoscopia e segue com terapias

O boletim informa que Bolsonaro realizará endoscopia para avaliar refluxo gastroesofágico. Ele também realiza fisioterapia respiratória, uso noturno de CPAP e medidas preventivas contra trombose. O ex-presidente segue em cuidados pós-operatórios por cirurgias de hérnias realizadas no dia 25.

Soluços e apneia do sono

O cardiologista Brasil Caiado declarou que o quadro de soluços é considerado raro e está recebendo cuidado específico. Segundo ele, o tratamento inclui ajustes na alimentação, medicamentos e o bloqueio do nervo frênico. O médico também afirmou que a apneia do sono contribui para oscilações da pressão arterial.

Carlos Bolsonaro informou nas redes que o pai segue com soluços e está em adaptação ao aparelho para tratar apneia do sono. Segundo ele, a flora digestiva apresenta boa evolução após as cirurgias e a pressão arterial continua monitorada.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.