
A defesa de Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente permaneça internado no hospital onde está desde a véspera de Natal. A medida foi apresentada apesar da previsão de alta médica para esta quinta (1º) e busca evitar o retorno imediato à custódia na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
O pedido foi protocolado na madrugada do Ano-Novo e encaminhado ao Supremo. Os advogados requerem que Bolsonaro continue no hospital até que haja decisão sobre o pedido de prisão domiciliar humanitária já apresentado ao tribunal.
No documento enviado ao ministro relator Alexandre de Moraes, a defesa afirma: “Jair Messias Bolsonaro, já qualificado nos autos em epígrafe, por seus advogados que esta subscrevem, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer que, enquanto pendente de apreciação o pedido de prisão domiciliar humanitária já protocolizado, lhe seja assegurada a permanência no hospital em que atualmente se encontra internado”.
Os advogados também argumentam que o quadro clínico recomenda cautela. “O pedido se justifica diante do quadro clínico recente e ainda em evolução, bem como das intercorrências pós-operatórias registradas, que exigem acompanhamento médico contínuo e monitorado”, diz outro trecho do requerimento enviado ao STF.

Em entrevista coletiva concedida na quarta (31), médicos informaram que a previsão de alta hospitalar é para esta quinta, sem indicação de horário. A equipe afirmou que Bolsonaro segue em observação, mas sem intercorrências graves nas últimas horas.
Segundo o cirurgião Cláudio Birolin, o ex-presidente foi submetido, na manhã de quarta, a uma endoscopia digestiva alta. Esta foi a quinta intervenção médica desde a internação no hospital DF Star, ocorrida no dia 24 de dezembro.
A defesa também considera a possibilidade de o relator solicitar um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre o pedido de domiciliar, o que poderia prolongar a permanência hospitalar. Até o momento, Moraes ainda não analisou nenhuma das solicitações apresentadas.