
Durante a posse do novo prefeito de Nova York, o progressista Zohran Mamdani, um trecho do discurso do defensor público Jumaane Williams ganhou grande repercussão nas redes sociais ao citar diretamente o Brasil. Conhecido por sua atuação contra a extrema-direita, Williams evocou o lema que se popularizou no país após a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, transformando a frase “ninguém solta a mão de ninguém” em um chamado simbólico à união e à resistência coletiva.
Ao se dirigir ao público, Williams convidou os presentes a um gesto de compromisso cívico. “Enquanto nos dirigimos para um novo ano, um novo mandato, eu quero pedir a todos que façam um juramento comigo”, afirmou.
Em seguida, explicou a origem da frase que utilizaria como eixo do discurso: “Nossos vizinhos que eu conheço no Brasil adotaram esse lema e eu tentei incorporar. Eu ouvi de Kumtrolander, então tenho que dar os créditos a ele: ‘que ninguém solte a mão de ninguém’, porque estamos todos conectados, não podemos perder ninguém”.
O defensor público ampliou a metáfora ao falar de solidariedade social e inclusão. “Então seguremos as mãos dos nossos vizinhos e estendemos, com a outra mão, para que possa cair pelas rachaduras e nós o traremos juntos”, disse. Em tom ainda mais direto, convidou a plateia a participar fisicamente do momento: “Eu quero que todos, caso se sintam confortáveis, pegue a mão da pessoa do seu lado e apenas repita: ‘todos nós podemos ser a voz do povo'”.
BRAZIL MENTIONED 🇧🇷: Jumaane Willians, o novo public advocate da cidade de Nova York, relembrou em seu discurso um momento da política brasileira na posse de Zohran Mamdani como novo prefeito da cidade👇 pic.twitter.com/onhcznM3PA
— Caio Augusto (@CaioAugstOR) January 2, 2026
Na sequência, Williams reforçou a mensagem de esperança diante de um cenário político adverso. “‘Eu sei o que está por vir, mas não vou perder o controle’, e ‘não vou perder a esperança'”, declarou. O trecho final retomou o lema brasileiro que ecoou na cerimônia: “‘Tudo pode acontecer para que tudo possa acontecer e enquanto marchamos juntos, ninguém solta a mão de ninguém'”.
A fala ocorreu durante a posse pública de Mamdani, realizada em frente à prefeitura de Nova York, apesar das temperaturas abaixo de zero. Milhares de pessoas compareceram para celebrar o início do mandato do primeiro prefeito muçulmano da cidade. A cerimônia também marcou a posse de Williams e do controlador Mark Levine, responsável pela auditoria das agências públicas.
Com 34 anos, Mamdani prestou juramento com a mão sobre o Alcorão, repetindo o gesto feito em uma cerimônia privada na noite anterior. O evento teve forte caráter comunitário e foi apresentado como uma “festa de bairro” ao longo da Broadway. O discurso de abertura ficou a cargo da congressista Alexandria Ocasio-Cortez, que destacou o simbolismo histórico da posse e afirmou que Mamdani aspira a ser “um prefeito para todos nós”.
O senador Bernie Sanders acompanhou o juramento do novo prefeito, enquanto lideranças religiosas e políticas reforçaram a expectativa de que o novo governo priorize justiça social, dignidade e proximidade com a população mais vulnerável. Entre os presentes estavam ex-prefeitos da cidade, parlamentares e representantes de movimentos comunitários, encerrando a cerimônia com apresentações musicais e clima de celebração coletiva.