VÍDEO mostra homem tentando apagar incêndio que matou 40 na Suíça

Atualizado em 2 de janeiro de 2026 às 15:55
Incêndio na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça. Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais registra os primeiros segundos do incêndio que atingiu um bar lotado na estação de esqui de Crans-Montana, na Suíça, durante a madrugada do Ano-Novo. Nas imagens, um homem tenta conter as chamas com um pano, enquanto frequentadores filmam o fogo sem reação imediata de fuga, pouco antes de o ambiente ser tomado rapidamente.

Investigadores analisam o vídeo como peça-chave para reconstruir a dinâmica do início do incêndio, que acabou deixando ao menos 47 mortos e mais de 110 feridos, segundo balanço preliminar. O fogo começou por volta de 1h30 no bar Le Constellation, que estava cheio, majoritariamente de jovens que celebravam a virada.

Imagens avaliadas pelas autoridades indicam a ocorrência de um flashover, quando o ambiente entra em combustão quase simultaneamente, o que explica a velocidade com que as chamas se espalharam. Veja:

As autoridades suíças iniciaram a identificação das vítimas, um processo que deve levar dias devido ao estado dos corpos. O primeiro nome divulgado foi o de Emanuele Galeppini, golfista italiano de 16 anos. Dois amigos que estavam com ele conseguiram escapar e foram hospitalizados.

“A identificação é um problema. Há três pessoas feridas que ainda não foram identificadas. Esperamos que possam estar entre os italianos desaparecidos… os ferimentos dos sobreviventes também são horríveis”, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani.

Autoridades de saúde alertam que entre 80 e 100 feridos seguem em estado crítico, com risco de morte nas horas e dias seguintes. A principal linha de investigação aponta para o uso de garrafas de champanhe com faíscas ou sinalizadores, prática comum em festas noturnas na Europa.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.