Governo da Venezuela solta da prisão mais 2 opositores; total chega a 7

Atualizado em 9 de janeiro de 2026 às 11:18
Forças de segurança na prisão El Helicoide. Foto: Ronaldo Schemidt/AFP

A Venezuela anunciou a libertação de mais dois presos políticos, elevando o número total de libertações para sete. Os novos libertados são Enrique Márquez, ex-candidato à presidência e ex-reitor do Conselho Nacional Eleitoral, e Biagio Pilieri, ex-deputado e jornalista.

Márquez foi detido em janeiro de 2025, após liderar movimento que exigia divulgação de registros da eleição presidencial de 2024. Pilieri, líder da oposição, ficou 16 meses em prisão preventiva após ser detido durante o processo eleitoral em Caracas.

Além desses dois, cinco outros prisioneiros foram libertados no dia anterior. Entre eles estavam Andrés Martínez Adasme, José María Basoa, Miguel Moreno, Ernesto Gorbe e Rocío San Migue, ativista de direitos humanos com nacionalidade espanhola que foi acusada de terrorismo e traição à pátria, passando quase dois anos presa antes de ser libertada.

Enrique Márquez e Biagio Pilieri. Foto: Reprodução

Cinco cidadãos espanhóis também foram libertados, após terem sido acusados de conspirar para assassinar o presidente Nicolás Maduro. A libertação foi anunciada pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha nesta sexta (9).

Os espanhóis já estão se preparando para retornar ao país. Entre eles, há um cidadão com dupla nacionalidade, venezuelano-espanhol. Os dois primeiros, Adasma e Basoa, foram presos na Amazônia, onde foram confundidos com agentes secretos.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, celebrou a libertação, considerando-a um “ato de justiça” e um passo para promover a reconciliação na Venezuela. No entanto, o Foro Penal, grupo de direitos humanos, estimando que ainda existem 863 presos políticos no país. Essas detenções incluem figuras políticas, ativistas e jornalistas, muitos dos quais foram para a cadeia após as eleições de 2024.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.