
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou o avanço do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que foi alcançado nesta sexta (9) após 25 anos de negociações. Em mensagem publicada no X, ele destacou a importância de redobrar os esforços pela cooperação internacional.
“Foi a abertura entre as nações que elevou a civilização, ampliou a prosperidade e reduziu conflitos ao longo da história. Num mundo tentado pelo unilateralismo e pelo protecionismo, devemos redobrar a aposta na cooperação internacional”, escreveu.
Ele afirmou que o acordo é “um passo importante para um mundo mais unido, próspero e justo”. Veja a publicação:
Foi a abertura entre as nações que elevou a civilização, ampliou a prosperidade e reduziu conflitos ao longo da história.
Num mundo tentado pelo unilateralismo e pelo protecionismo, devemos redobrar a aposta na cooperação internacional. Por isso, em nome da Câmara dos…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) January 9, 2026
O acordo foi aprovado provisoriamente pela maioria dos embaixadores dos 27 Estados-membros da União Europeia, com a confirmação formal prevista para ocorrer até as 17h, horário de Bruxelas (13h no horário de Brasília).
A conclusão das negociações é vista como uma vitória para o governo do presidente Lula, que tem sido um defensor do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Europa. O pacto visa promover o comércio entre os blocos, oferecendo oportunidades para ampliar os mercados e fomentar a economia, especialmente para o Brasil e os outros países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai).
Apesar da aprovação, o acordo enfrenta resistência de alguns setores, especialmente entre agricultores, que temem que a entrada de produtos estrangeiros barateie itens locais. Países como França, Irlanda, Polônia, Áustria e Hungria se opuseram ao acordo, citando preocupações com a competição de produtos agrícolas.