
A procuradora do Estado de Roraima Rebeca Ramagem afirmou que apresentou atestado médico de 60 dias após se mudar para os Estados Unidos com o marido, o ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que está foragido da Justiça brasileira. Segundo ela, o afastamento do cargo foi indicado por médicos diante de impactos emocionais e psicológicos enfrentados pela família.
Em publicação nas redes sociais, Rebeca declarou que a situação vivida nos últimos meses gerou sofrimento contínuo. “A sequência de medidas judiciais, como mandado de busca, bloqueio de recursos financeiros e incertezas jurídicas, instaurou um ambiente de tortura psicológica para mim e minha família”, afirmou.
Em sua manifestação, a procuradora afirmou: “Qualquer mãe de verdade, que esteja acompanhando a luta das filhas para restabelecer uma normalidade depois de serem alvos de um ato desumano e cruel, é profundamente impactada”. Em seguida, declarou: “Nesse momento, seria irresponsável exercer minhas atividades com eficiência, como se nada estivesse acontecendo. A prudência exige pausa.”
Rebeca disse que trabalhou regularmente ao longo de 2025 e que entrou em férias no exercício de um direito legal. Segundo ela, mesmo após cumprir suas funções, teve o salário suspenso, o 13º não pago e as contas bancárias bloqueadas por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes. “Estamos falando de verba alimentar. Verba que garante a subsistência não apenas minha, mas das minhas filhas”, afirmou.
De acordo com o governo de Roraima, o atestado médico foi recebido pelo Departamento de Recursos Humanos em 24 de dezembro e encaminhado à perícia médica da Secretaria de Gestão Estratégica e Administração. Rebeca estava oficialmente de férias até 19 de dezembro, período que coincidiu com o recesso do Judiciário, encerrado em 6 de janeiro.
Na mesma publicação, Rebeca afirmou que o afastamento é temporário e destacou que pode exercer suas funções em regime de teletrabalho. “Os processos são digitais. Os tribunais superiores operam em sistemas totalmente online”, disse. “Assim que houver alta médica, retomarei integralmente minhas atividades.”
Ver essa foto no Instagram