Wagner Moura vence o Globo de Ouro e consolida carreira brilhante

Atualizado em 12 de janeiro de 2026 às 1:19
Cena de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho

Na cerimônia do Globo de Ouro 2026, que aconteceu neste domingo (11), o ator Wagner Moura recebeu uma das maiores honrarias da noite, vencendo o prêmio de Melhor Ator-Drama por sua performance em “O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho.

“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse o baiano em seu discurso.

“E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, completou em português. Veja o discurso:

Moura disputava a categoria com Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).

A vitória do ator é um reflexo de seu grande momento na carreira, que inclui uma série de papéis marcantes, como o Capitão Nascimento em “Tropa de Elite” e o chefão do tráfico Pablo Escobar em “Narcos”.

Em uma entrevista recente ao New York Times, ele explicou seu novo momento profissional, destacando a importância de escolhas cuidadosas em sua carreira. “Nunca fiz nada por dinheiro ou porque é um grande sucesso em Hollywood que todo mundo vai ver. E, especialmente depois de Narcos, não quero fazer nada que estereotipe os latinos”, afirmou o ator.

Sua atuação no filme, que traz uma trama de espionagem e resistência política, foi amplamente elogiada pela crítica. O longa fez história ao conquistar o Globo de Ouro 2026 de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.

Além de seu trabalho no cinema, Moura também tem ganhado grande destaque nas telas de TV. Em 2024, ele esteve em “Guerra Civil”, filme de Alex Garland, e atualmente pode ser visto na série “Ladrões de Drogas”, da Apple TV.