Morre José Henrique Germann, ex-secretário da Saúde de SP, que atuou no início da pandemia

Atualizado em 11 de janeiro de 2026 às 22:22
José Henrique Germann. Imagem: reprodução

Morreu neste sábado (10) o médico José Henrique Germann Ferreira, aos 77 anos. Ele foi secretário de Saúde do Estado de São Paulo durante os primeiros meses da pandemia de covid-19, em 2020. A causa da morte não foi divulgada.

Germann assumiu a Secretaria da Saúde em janeiro de 2019, na gestão do então governador João Doria, e permaneceu no cargo até julho de 2020, quando deixou a função por problemas de saúde. Ele foi substituído pelo infectologista Jean Gorinchteyn.

O ex-secretário de saúde coordenou as primeiras ações do governo paulista no enfrentamento da pandemia. Foi durante sua gestão que o estado decretou a quarentena e impôs restrições ao comércio, em março de 2020, como medidas para conter o avanço do coronavírus.

Vista aérea da Avenida Paulista, em São Paulo, vazia durante quarentena na pandemia do coronavírus
Imagem: Getty Images

Com problemas cardíacos, o médico passou a se recuperar em casa e reduziu as atividades no governo. Ele deixou de participar das coletivas diárias realizadas no Palácio dos Bandeirantes durante a pandemia e, por recomendação médica, pediu demissão do cargo.

Formado pela Universidade de São Paulo (USP), Germann foi diretor-superintendente do Hospital Albert Einstein, diretor-adjunto do Hospital Sírio-Libanês e supervisor do programa de residência médica em Administração Hospitalar do Einstein. Também foi responsável pela implantação do Corujão da Saúde em todo o estado, programa criado para ampliar a oferta de exames e reduzir filas na rede pública.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.