
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda (12) que teve uma conversa por telefone com Donald Trump sobre segurança e soberania nacional. Ela classificou o diálogo como “muito produtivo” e afirmou que, durante a conversa, o respeito à soberania do México foi mantido.
“Tivemos uma conversa muito produtiva com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Discutimos diversos temas, incluindo segurança com respeito à nossa soberania, redução do tráfico de drogas, comércio e investimento. A colaboração e a cooperação num contexto de respeito mútuo sempre trazem resultados”, disse a presidente mexicana.
Tuvimos una muy buena conversación con el presidente de Estados Unidos, Donald Trump. Hablamos de distintos temas, incluyendo la seguridad con respeto a nuestras soberanías, la disminución del tráfico de drogas, el comercio y las inversiones. La colaboración y la cooperación en… pic.twitter.com/u0aNcSINtF
— Claudia Sheinbaum Pardo (@Claudiashein) January 12, 2026
A conversa ocorreu após Trump ameaçar atacar o México em operação contra cartéis de drogas, mesma alegação usada por ele para invadir a Venezuela e sequestrar o presidente Nicolás Maduro. Em coletiva de imprensa, Sheinbaum disse que ” jamais negociará soberania ou integridade territorial”.
Na última quarta (8), Trump afirmou que “os cartéis estão comandando o México” e que havia oferecido ajuda para Sheinbaum para lidar com os criminosos, o que foi rejeitado. “Cortamos 97% das drogas que entram por via marítima e agora vamos começar a atacá-las em terra, visando os cartéis”, disse o republicano à Fox News.
Na ocasião, Sheibaum disse a repórteres que “rejeita categoricamente a intervenção nos assuntos internos de outros países”, citando o que ocorreu na Venezuela.