
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (14) que manteve uma longa conversa por telefone com a presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e que “tudo vai muito bem” entre os dois países.
Trump descreveu a ligação como extensa e positiva, dizendo a jornalistas no Salão Oval que discutiram “muitas coisas” e que há progresso no relacionamento bilateral.
This morning I had a very good call with the Interim President of Venezuela, Delcy Rodríguez. We are making tremendous progress, as we help Venezuela stabilize and recover. Many topics were discussed, including Oil, Minerals, Trade and, of course, National Security. This…
— Commentary: Trump Truth Social Posts On X (@TrumpTruthOnX) January 14, 2026
Do lado venezuelano, Rodríguez qualificou a conversa como longa, respeitosa e produtiva, enfatizando o diálogo em torno de temas de interesse comum.
Sostuve una larga y cortés conversación telefónica con el Presidente de los EEUU, Donald Trump, desarrollada en un marco de respeto mutuo, en la que abordamos una agenda de trabajo bilateral en beneficio de nuestros pueblos, así como asuntos pendientes entre nuestros gobiernos. pic.twitter.com/TPxQMo4mn0
— Delcy Rodríguez (@delcyrodriguezv) January 14, 2026
A ligação ocorre num contexto de grande tensão internacional desde a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela no início do mês, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e fortaleceu o governo interino de Delcy Rodríguez.
Trump e Rodríguez discutiram, segundo o presidente americano, tópicos como petróleo, minerais, comércio e segurança nacional, comemorando avanços e cooperação entre as duas administrações.
O republicano elogiou Delcy Rodríguez, referindo-se a ela como “uma pessoa formidável”, e afirmou que os Estados Unidos estão “se dando muito bem” com a Venezuela.

Essa comunicação marca um momento de aproximação oficial entre Washington e Caracas após semanas de hostilidades e incertezas políticas, com os Estados Unidos buscando estabilizar a situação no país sul-americano.
Analistas internacionais observam que esse tipo de diálogo pode sinalizar uma tentativa de normalização de relações e coordenação em questões estratégicas, inclusive econômicas e de energia.
A reunião telefônica também ocorre antes de eventos diplomáticos e negociações mais amplas envolvendo a região e os interesses dos Estados Unidos na América Latina, em meio à crise prolongada na Venezuela.