Especialistas analisam VÍDEO de Lula usando sunga na praia

Atualizado em 15 de janeiro de 2026 às 15:40
O presidente Lula na Restinga de Marambaia. Foto: Reprodução

Um vídeo divulgado pela primeira-dama Janja da Silva no último sábado (10), mostrando o presidente Lula de sunga e boné no litoral do Rio de Janeiro, viralizou nas redes sociais. Internautas comentaram sobre o físico do petista, que tem 80 anos.

Na gravação, feita na Restinga de Marambaia, Lula usou o local como metáfora política. “Essa é uma demonstração extraordinária, sabe? Até para acabar com o preconceito entre esquerda e direita. Aqui, a onda que vem da direita se junta com a onda que vem da esquerda e constrói o mar”, afirmou o presidente.

Veja o vídeo:

Para Miguel Carneiro, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Envelhecimento da Universidade Federal de Viçosa, o condicionamento físico do presidente está “muito acima da média” para sua faixa etária.

“Ele apresenta postura ereta, marcha equilibrada e independente, boa integridade músculo-esquelética, gestos amplos e seguros. É um condicionamento físico fora do padrão”, explicou em entrevista à Folha de S.Paulo.

Ele afirma que é comum pessoas dessa idade apresentarem “rigidez ao andar, sinais de esquecimento, nervosismo e irritabilidade. São sinais que podem gerar preocupação”, prosseguiu o pesquisador.

A repercussão do vídeo de Lula não foi inédita, já que em 2021 ele publicou uma foto de sunga ao lado da primeira-dama que também viralizou.

Janja e Lula em agosto de 2021. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Apesar da boa condição física, Lula teve episódios recentes de saúde. No fim de 2024, sofreu uma queda no banheiro que provocou uma pequena hemorragia cerebral. Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia indicam que cerca de 40% das pessoas com 80 anos ou mais sofrem quedas anualmente. Além disso, no início do ano passado, o presidente foi diagnosticado com labirintite.

Segundo Alessandra Nascimento, educadora física e diretora da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em São Paulo, o padrão de envelhecimento ativo apresentado por Lula é incomum no país. Ela lembra que o sedentarismo atinge 47% da população brasileira, segundo o IBGE, e defende políticas públicas para estimular a prática de exercícios.

“A caminhada é melhor que nada, mas é importante ter força até para atividades diárias”, disse, acrescentando que a atividade física pode ajudar inclusive em quadros de demência.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.