Novo âncora do Roda Viva, Paglia já tentou esconder as Diretas Já na ditadura

Atualizado em 17 de janeiro de 2026 às 11:12
O jornalista Ernesto Paglia em registro da década de 80, no canto esquerdo de foto, falando em microfone da Globo
O jornalista Ernesto Paglia – Reprodução/TV Globo

Anunciado nesta sexta-feira (16) como novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura, o jornalista Ernesto Paglia esteve diretamente ligado a um dos episódios mais controversos da cobertura televisiva da redemocratização. Em 25 de janeiro de 1984, ele foi o responsável pela reportagem exibida no Jornal Nacional que enquadrou o comício das “Diretas Já”, em frente ao estádio do Pacaembu, como parte das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo.Após este primeiro ato pela redemocratização, outros se seguiram na Praça da Sé e no Vale do Anhangabaú, também cobertos pelo jornalista e pela emissora de televisão.

O ato reuniu cerca de 300 mil pessoas no centro da capital paulista e levou ao mesmo palanque as principais lideranças da oposição à ditadura militar, como Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Franco Montoro, Mario Covas, Orestes Quércia e Pedro Simon, além de representantes do PMDB, PT e PDT.

Apesar da dimensão política e da mobilização inédita, a cobertura da TV Globo tratou o comício como parte das celebrações do aniversário da cidade, diluindo seu caráter central de pressão popular por eleições diretas.

Ainda assim, ao longo da matéria o jornalista mencionou de forma explícita a principal reivindicação do comício: a defesa da emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente da República em 1985. Meses depois, o movimento voltaria às ruas com ainda mais força, reunindo cerca de 1,5 milhão de pessoas no Vale do Anhangabaú.

Mais de três décadas depois, em 2015, a própria emissora reconheceu o enquadramento adotado. Em declaração no Jornal Nacional, William Bonner afirmou que tratar o comício da Sé como parte das festividades do aniversário da cidade foi um erro editorial, marcando a primeira admissão pública da Globo sobre a cobertura das Diretas Já.

“Essa reportagem provocou muita polêmica ao longo de muitos anos porque, embora ela falasse do comício das Diretas, o texto que introduzia a reportagem, lido pelo apresentador na época, não falava em comício pelas Diretas”, disse o então titular do principal jornal da TV Globo.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.