“O Agente Secreto”: Wagner Moura e Tânia Maria concorrem a mais um prêmio no exterior

Atualizado em 18 de janeiro de 2026 às 23:21
Cena de “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho

O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi indicado em dez categorias do International Cinephile Society Awards, premiação anual organizada pela Sociedade Internacional de Cinéfilos (ICS), que reúne votos de críticos e jornalistas de cinema. O resultado da 23ª edição do prêmio será divulgado no dia 8 de fevereiro.

Entre as indicações, Wagner Moura concorre ao troféu de melhor ator, enquanto Tânia Maria disputa o prêmio de melhor atriz coadjuvante. O diretor Kleber Mendonça Filho também foi indicado na categoria de melhor direção.

Além das categorias individuais, o longa aparece na disputa por melhor filme, melhor roteiro original, melhor elenco, melhor fotografia, melhor montagem, melhor design de som e melhor direção de arte.

A atriz Tânia Maria, intérprete de Dona Sebastiana, em “O Agente Secreto”. Imagem: reprodução

A produção brasileira já havia conquistado duas estatuetas no Globo de Ouro, ampliando o reconhecimento internacional. Com as dez indicações, “O Agente Secreto” figura como a segunda obra mais lembrada nesta edição da premiação.

O filme fica atrás apenas de “Uma Batalha Após a Outra”, dirigido por Paul Thomas Anderson e estrelado por Leonardo DiCaprio, que lidera a lista com 12 indicações ao International Cinephile Society Awards.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.