VÍDEO – Nikolas diz que fará “caminhada” de 240 km até Brasília como protesto

Atualizado em 19 de janeiro de 2026 às 14:56
O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG). Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou nesta segunda (19) que fará uma caminhada de cerca de 240 quilômetros até Brasília como forma de protesto político. A iniciativa foi divulgada em vídeo nas redes sociais, gravado após o parlamentar cumprir agenda em Minas Gerais.

Segundo ele, o trajeto será feito pela BR-040 e deve durar 7 dias. A previsão é de chegada à capital federal no próximo domingo (25), com a expectativa de reunir apoiadores e simpatizantes bolsonaristas ao longo do caminho.

Na gravação, Nikolas afirmou que decidiu não voltar para casa após sentir o que descreveu como uma inquietação diante do cenário político. Segundo o deputado, o país vive uma sequência de “escândalos” que teriam levado à naturalização de fatos que, em sua avaliação, deveriam provocar maior indignação social.

“Terminei uma agenda em Minas. Confesso para vocês, ia voltar para casa. Mas, durante muito tempo meu coração tem ficado inquieto diante das coisas que estão acontecendo. Escândalo atrás de escândalo”, disse. Ele acrescentou que o brasileiro estaria em uma situação de “quase uma manipulação psicológica, onde nada abala mais a gente”.

O parlamentar citou o que chamou de “prisões injustas” relacionadas aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e mencionou a detenção do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de ataques ao Supremo Tribunal Federal e ao governo do presidente Lula.

“Esse sentimento de impotência não é só de vocês. É um sentimento nosso também”, afirmou Nikolas, dizendo que parte do Congresso compartilharia dessa visão. Ele também fez referência às mobilizações que antecederam o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e declarou não subestimar o “poder da rua”. “Sobrou a nossa voz. Se Deus me entregou isso, eu vou ser essa voz”, concluiu.

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.