VÍDEO: Milei bajula Trump e diz que EUA serão o “farol” contra o “socialismo” no Ocidente

Atualizado em 21 de janeiro de 2026 às 21:59
Javier Milei sério, falando em microfone
Javier Milei no Fórum Econômico Mundial em D’avos – Reprodução

O presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a atacar o socialismo durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Milei afirmou que “os Estados Unidos serão o farol que voltará a iluminar todo o Ocidente”.

Em sua terceira participação no evento, o presidente argentino retomou declarações feitas em edições anteriores. Segundo ele, em 2024 alertou que o Ocidente estaria “em perigo” e, em 2025, afirmou que organizações internacionais estariam promovendo “um conjunto de políticas socialistas elegantemente disfarçadas para enganar as pessoas”.

Durante o discurso, Milei declarou que o socialismo “sempre termina mal, terrivelmente mal”. Ao abordar a situação da Venezuela, citou, em referência direta, “os danos aberrantes” causados no país com o que chamou de “estabelecimento de uma sangrenta narcoditadura”, expressão usada pelo próprio presidente argentino.

Na sequência, Milei afirmou que “o mundo começou a despertar” e apontou os Estados Unidos como exemplo desse movimento. Segundo ele, haveria um “renascimento dos ideais de liberdade” no país, o que, em sua avaliação, colocaria os EUA como referência política e econômica para o Ocidente.

O discurso ocorreu após a fala de Trump, que elogiou o governo interino da Venezuela e declarou que o país se sairia “fantasticamente bem” após o ataque que depôs o presidente Nicolás Maduro.

Milei também defendeu o que chamou de “capitalismo de livre mercado”, descrito por ele como “justo” e “eficiente”, e voltou a criticar a atuação do Estado na economia. “Os políticos precisam parar de perseguir aqueles que estão tornando o mundo um lugar melhor”, afirmou ao encerrar sua participação.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.