Nova pesquisa Atlas mostra que Lula é o político mais bem avaliado do Brasil

Atualizado em 22 de janeiro de 2026 às 11:35
O presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) inicia 2026 como o político com a melhor avaliação de imagem no país, segundo a rodada de janeiro da pesquisa Latam Pulse, realizada pelo AtlasIntel em parceria com a Bloomberg e divulgada nesta quinta-feira (22).

O levantamento analisa a percepção do eleitorado para além da intenção de voto e coloca Lula na liderança do ranking nacional de imagem positiva.

De acordo com os dados, 49% dos entrevistados afirmam ter uma imagem positiva do presidente, enquanto 50% avaliam sua atuação de forma negativa. Apesar do equilíbrio, Lula aparece à frente de todos os demais nomes testados na pesquisa.

A taxa de aprovação do presidente também é de 48,7%, com desaprovação de 50,7%, indicador que se mantém estável desde novembro de 2025.

Imagem
Pesquisa Latam Pulse, realizada pelo AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. Foto: Reprodução

Comparação com outros nomes

Na sequência do ranking aparecem Geraldo Alckmin, com 45% de avaliação positiva e 49% de negativa, e o deputado Nikolas Ferreira, que registra 45% de imagem positiva e 52% de negativa. Simone Tebet e Fernando Haddad completam a lista dos cinco políticos mais bem avaliados.

O ex-presidente Jair Bolsonaro aparece com 44% de avaliação positiva e 55% de rejeição, índice que piorou em relação à rodada anterior. Já o senador Flávio Bolsonaro, indicado pelo pai como pré-candidato à Presidência, soma 39% de avaliação positiva e 57% de negativa.

Imagem
Pesquisa Latam Pulse, realizada pelo AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. Foto: Reprodução

Avaliação de decisões do governo

A pesquisa também mediu a opinião sobre temas da atual gestão. A assinatura do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul é aprovada por 67% dos entrevistados e aparece entre os acertos do governo, assim como o fim da obrigatoriedade de autoescola para obtenção da CNH, com aprovação de 66%.

Por outro lado, 48% consideram um erro a condenação feita por Lula ao sequestro de Nicolás Maduro por forças americanas, enquanto 43% avaliam a posição do presidente como um acerto.

O levantamento ouviu 5.418 pessoas entre os dias 15 e 20 de janeiro, com margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.

Imagem
Pesquisa Latam Pulse, realizada pelo AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. Foto: Reprodução