
Agentes do ICE detiveram neste mês pelo menos quatro crianças em um distrito escolar da região de Minnesota, incluindo uma criança de 5 anos, segundo autoridades educacionais. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (22).
O relato surge em meio a preocupações sobre o alcance e as táticas das ações federais de repressão à imigração promovidas durante o governo do presidente Donald Trump. As operações incluíram o envio de cerca de 3 mil agentes para a região de Minneapolis.
A superintendente do distrito escolar de Columbia Heights, Zena Stenvik, questionou a atuação dos agentes. “Por que deter uma criança de 5 anos?”, afirmou em coletiva de imprensa. Segundo ela, “não venham dizer que essa criança será classificada como criminosa violenta”.
A 5-year-old and a 17-year-old were among four students taken by ICE in Columbia Heights, Minnesota. (CBS)
“Why detain a 5-year-old? You can’t tell me that this child is going to be classified as a violent criminal,” said Superintendent Zena Stenvik. pic.twitter.com/t35IZtyCNp
— WarMonitor (@TheWarMonitor) January 22, 2026
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, afirmou que “o ICE não teve como alvo uma criança”. Em comunicado, ela disse que a ação ocorreu após a tentativa de prisão de um adulto que estaria no país de forma irregular.
De acordo com o DHS, na terça-feira (20), agentes do ICE tentaram prender Adrian Alexander Conejo Arias. Quando os agentes se aproximaram, ele teria fugido, deixando o filho no local. “Para garantir a segurança da criança, um de nossos agentes permaneceu com ela enquanto os outros perseguiam Arias”, afirmou McLaughlin.
Autoridades escolares relataram outros casos recentes. Segundo Stenvik, um estudante de 17 anos foi detido por agentes armados e mascarados fora da escola, sem a presença dos pais. Ela também afirmou que, semanas antes, uma menina de 10 anos foi detida em uma escola primária e encaminhada, junto com a mãe, a um centro de detenção no Texas.