
O presidente Lula afirmou nesta sexta (23) que encontrou o país “desmantelado” ao reassumir o governo após a gestão de Jair Bolsonaro. Segundo ele, o Brasil parecia uma “casa alugada” quando seu antecessor deixou o poder.
“Esse país era como se fosse uma casa alugada para quem não prestava, tá? Quem fez tudo que não prestava”, declarou. Lula disse que os dois primeiros anos de seu terceiro mandato foram dedicados à reconstrução.
“Nós tivemos dois anos de reconstrução porque nós encontramos esse país desmantelado”, afirmou, ao comentar o cenário herdado do governo anterior. As falas ocorreram durante evento em Maceió.
O discurso foi feito na celebração do marco de duas milhões de moradias contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida desde 2023. Na ocasião, também foram entregues 1,3 mil unidades do programa habitacional.
Lula critica Bolsonaro:
“A verdade é que tivemos dois anos de reconstrução, porque encontramos esse país desmantelado, como se fosse uma casa alugada para quem não prestava, que fez tudo o que não prestava. A única coisa que Bolsonaro fazia era mentir através das redes sociais.” pic.twitter.com/AgE3DJelNh
— Pri (@Pri_usabr1) January 23, 2026
Sem citar nominalmente Bolsonaro, o presidente detonou a atuação do governo passado. “A única coisa que sabiam fazer era mentir, mentir e mentir. Todo mundo sabe que a mentira voa e a verdade engatinha. Tem muita gente contando mentira, e nós não podemos permitir que a mentira volte a governar”, prosseguiu.
Lula afirmou que 2026 será um ano de comparação entre gestões. Ele incluiu no contraste os governos de Bolsonaro e do ex-presidente Michel Temer, indicando que os dados de políticas públicas serão colocados lado a lado.
“Nós vamos comparar quem cuidou mais das estradas e quem fez mais estrada. Nós vamos comparar quem fez mais saúde neste país, quem fez mais operação”, afirmou. O presidente também citou educação e políticas territoriais.
“Nós vamos comparar quem fez mais universidade, quem fez mais institutos federais, quem legalizou mais quilombos nesse país, quem legalizou mais terra indígena nesse país”, completou.