Post da Casa Branca com Trump e pinguim vira chacota por erro sobre a Groenlândia

Atualizado em 23 de janeiro de 2026 às 22:42
Montagem de Trump caminhando com Pinguim
Montagem de Trump caminhando com Pinguim – Reprodução/X

O perfil oficial da Casa Branca virou alvo de críticas e piadas nas redes sociais após publicar, na plataforma X, uma montagem que mostra Donald Trump caminhando ao lado de um pinguim, em referência à Groenlândia. A imagem foi acompanhada da legenda “abrace o pinguim”, ao lado das bandeiras dos Estados Unidos e da Groenlândia.

A publicação gerou reação imediata de usuários, que apontaram um erro básico: pinguins não vivem no Ártico. “Vocês não sabiam que pinguins não vivem no Ártico, só na Antártida?”, questionou um internauta. Outros comentários ironizaram a postagem. “Não existem pinguins na Groenlândia, seus idiotas”. Outro escreveu: “Meu filho de 6 anos sabe que pinguins só vivem no sul”.

A legenda foi interpretada como uma tentativa simbólica de indicar proximidade entre os Estados Unidos e a Groenlândia. A iniciativa ocorre em meio às reiteradas declarações de Trump defendendo, de forma unilateral, a anexação do território, que pertence ao Reino da Dinamarca.

Além do contexto político, a expressão “abrace o pinguim” também chamou atenção por ser conhecida entre usuários do sistema operacional Linux, cuja mascote é justamente um pinguim, frequentemente usado como incentivo informal ao uso da plataforma.

A repercussão seguiu com tom de deboche. Um dos comentários mais compartilhados ironizou: “Peraí, vocês estão tentando roubar a Antártida também?”. Confira a repercussão entre os brasileiros:

 

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.