
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou neste sábado uma imagem da arma que, segundo autoridades federais, pertenceria ao homem de 37 anos morto durante uma operação em Minneapolis. A postagem foi feita na rede Truth Social e ocorreu em meio à escalada de tensões após protestos contra ações do serviço de imigração no estado de Minnesota.
Na publicação, Trump afirmou que a arma estava carregada e acompanhada de dois carregadores adicionais. A partir disso, o presidente direcionou críticas ao governador de Minnesota, Tim Walz, e ao prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, questionando a atuação das autoridades locais durante a operação conduzida por agentes federais.
“Esta é a arma do atirador, carregada (com dois pentes adicionais cheios!) e pronta para o uso – O que significa tudo isso? Onde está a polícia local? Por que eles não foram autorizados a proteger os agentes do ICE? O prefeito e o governador os impediram? É dito que muitos desses policiais não foram autorizados a fazer seu trabalho, que o ICE teve que se proteger sozinho — O que não é nada fácil!”, escreveu Trump.
O presidente também atacou a deputada democrata Ilhan Omar, levantando acusações de fraude financeira sem apresentar provas. Trump associou a presença de agentes federais no estado a uma suposta investigação sobre desvios de recursos públicos em larga escala.

“Por que Ilhan Omar tem 34 milhões de dólares em sua conta? E onde estão as dezenas de bilhões de dólares que foram roubados do outrora grande estado de Minnesota? Estamos lá por causa de uma fraude monetária massiva, com bilhões de dólares desaparecidos, e criminosos ilegais que tiveram permissão para se infiltrar no estado através da política de fronteiras abertas dos democratas”, publicou o presidente.
Na sequência, Trump afirmou que os protestos e confrontos registrados em Minneapolis seriam parte de uma tentativa de encobrir crimes financeiros. Segundo ele, as autoridades locais estariam incentivando uma insurreição para desviar a atenção da população.
“Muito do que vocês estão testemunhando é um encobrimento deste roubo e fraude. O prefeito e o governador estão incitando uma insurreição com sua retórica pomposa, perigosa e arrogante! Em vez disso, esses tolos políticos hipócritas deveriam estar procurando os bilhões de dólares que foram roubados do povo de Minnesota e dos Estados Unidos da América”, escreveu.
Trump também declarou, sem apresentar evidências, que cerca de 12 mil imigrantes em situação irregular teriam sido presos e removidos do estado de Minnesota por agentes federais nas últimas semanas, afirmando que a atuação do ICE teria evitado um cenário ainda mais grave.
“DEIXEM NOSSOS PATRIOTAS DO ICE FAZEREM SEU TRABALHO! 12.000 criminosos estrangeiros ilegais, muitos deles violentos, foram presos e retirados de Minnesota. Se eles ainda estivessem lá, vocês veriam algo muito pior do que o que estão presenciando hoje!”, concluiu o presidente.
7